in

CuteCute LOLLOL LoveLove

Tem o metabolismo lento? Conheça os sintomas e coloque as nossas dicas em prática!

Muitas vezes ouvimos da boca de quem está tentando perder peso que tem o metabolismo lento e isso não ajuda no processo. É claro que não é a única razão, mas quem demora mais tempo a processar as calorias, convertendo-as em energia está sujeito a ganhar peso mais facilmente. Caso pretenda saber se o seu metabolismo é lento deve estar atento aos sinais do seu corpo.

Definição de metabolismo

A energia vem da queima de calorias pelo organismo, é isto o metabolismo. Ele é responsável desde o básico ato de respirar até aos exercícios que faz na academia. Ser lento ou não depende do tempo que ele precisa para passar as calorias em energia.

Metabolismo basal

O metabolismo basal é o metabolismo funcionando só para manter suas condições vitais tais como respirar, digerir os alimentos, manter temperatura do corpo, fazer o sangue circular, etc. Trata-se do metabolismo em seus serviços mínimos. Pode depender de muitas variantes, mas uma mulher por exemplo com saúde e em idade adulta necessita de 1.200 calorias para assegurar a subsistência do metabolismo.  Alimentos termogênicos e exercício físico puxam mais pelo metabolismo, precisando o corpo de mais energia, fazendo com que mais calorias sejam queimadas.

O que acelera ou atrasa o metabolismo?

Existem fatores, além dos genéticos, que condicionam a velocidade do metabolismo. Veja quais:

  • Gênero: os homens queimam mais calorias por causa de terem mais músculo.
  • Hormônios: o organismo funciona também dependendo de questões hormonais. Problemas de tiroide e idade avançada condicionam o metabolismo.
  • Músculos: o peso da massa magra necessita de mais energia. Daí que, quem tem mais massa magra, garante mais rapidez no metabolismo.
  • Idade: um corpo jovem tem o metabolismo mais rápido. Depois dos 40, cada década que passa sua velocidade baixa 5%.

Será que meu metabolismo é lento?

Analise o seu corpo e os avisos que ele lhe dá:

  • Aparecimento de novas celulites: surgir celulite em zonas menos comuns como na frente da coxa. Estas inflamações são provocadas por gordura acumulada.
  • Fácil aumento de peso: sendo que se queimam menos calorias, elas se transformam em gordura.
  • Perda de cabelo e rachas nos calcanhares: problemas de tireoide têm sintomas que se revelam no cabelo e na pele. Cabelos que caem e calcanhares rachados podem ser sinais de saúde alterada.
  • Difícil perda de peso: a queima não é suficiente porque, com o metabolismo lento, tudo o que ingere não é devidamente processado.
  • Aparecimento de novas gorduras: a energia passa a gordura e tende a acumular-se em zonas menos convencionais. O excesso de gordura vai localizar novas áreas para se acumular.
  • Aumento de peso mesmo com alimentação reduzida: quando come menos, o seu corpo pensa que está em carência alimentar e armazena reservas de energia em forma de gordura. Daí engordar ou manter peso.
  • Comer doces no fim da tarde: um bom metabolismo controla o açúcar e garante energia mais duradoura. Se o seu metabolismo está débil, vai impulsionar o desejo de doces, principalmente no fim da tarde que é quando precisa de mais energia.
  • A digestão sai também perdendo em casos de metabolismo lento, o que pode causar: inchaço, digestão difícil, azia e volume abdominal.

Como aumentar a velocidade do metabolismo?

Recorra a seu médico para fazer um controlo dos hormônios da tiroide. Contudo, pode igualmente prestar atenção a outros hábitos, nomeadamente:

  • Se hidrate frequentemente: a água tem ação diurética e facilita a absorção dos nutrientes pelo organismo.
  • Dieta com fibras: consuma alimentos com bastantes fibras, eles promovem digestão mais lenta e consequente maior gasto energético.
  • Tome chá-verde: vai acelerar o organismo sendo ele uma bebida termogênica natural. Igualmente com efeitos termogênicos tem a pimenta, o café, a água morna com limão, a canela, o gengibre e o café.
  • Faça várias refeições diárias: vai garantir um alto desempenho do metabolismo, pois com a digestão, a energia está em gasto quase permanente.
  • Atividades físicas que tonifiquem os músculos: vai aumentar a queima de calorias e o uso de energia. Massa magra pesa mais que a gordura e assim, como esforço é maior, o corpo gasta mais energia nos movimentos.

Agora que percebe um pouco mais sobre o funcionamento do metabolismo, preste atenção ao seu corpo e, caso identifique algum sintoma, recorra ao seu médico.

Fonte: Dicas Online.

O que você acha?

Written by Tay

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...

0

Comments

0 comments

Pavê especial para o Natal: leva fruta, bolo e gelatina

Manual do Suco Verde: muito além da couve!