in

Diástase: o que é? como identificar e tratar

barriga com diastase 0517 400x800

Diástase abdominal é um acometimento típico na gravidez que pode regredir ou permanecer após o parto. Além do incômodo estético, o afastamento dos músculos abdominais ainda pode causar dores nas costas e pernas. Saiba tudo sobre ele a seguir:

O que é

Diástase é o afrouxamento e afastamento dos músculos retos, duas estruturas formadas por fibras verticais e paralelas. Eles se estendem do púbis ao começo das costelas e são divididos pela linha central do abdômen.

“A barriga pós diásase tem seu centro alto e dividido, além de poucas curvas naturais”, explica o cirurgião plástico Regis Ramos, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Causas

Gravidez

A diástase após a gravidez é a manifestação mais comum. Ela começa ainda na gestação, mas é percebida somente após o nascimento do bebê.

O acometimento é comum principalmente em mulheres que pariram mais de um filho ou tiveram gestação de múltiplos, como gêmeos e trigêmeos.

Obesidade

O problema também atinge obesos e pessoas que engordaram repentinamente, visto que o crescimento abdominal promove o relaxamento dos músculos reto.

Como identificar diástase

Detectar a alteração é simples, especialmente em casos mais avançados:

Deitada no chão, a pessoa deve subir o tronco até ficar em um ângulo de 45 graus, como em um abdominal. Em seguida, basta apalpar a barriga e verificar se há espaço na linha central que separa os dois lados do corpo. Se o teste der positivo, provavelmente é diástase.

Apesar disso, só um médico poderá confirmar a existência do problema, o que é feito por ultrassom ou tomografia da parede abdominal.

Consequências: faz mal ou é apenas estético?

Todos os músculos do corpo exercem papel na sustentação do esqueleto e movimento, sendo que qualquer anormalidade causa consequências. No caso da diástase, além da parte estética pode haver dor na região lombar e nádegas. Ainda pode surgir cifose, que é uma curvatura excessiva da espinha.

Tratamento

Há diferentes formas de tratar e a escolha da mais adequada dependerá do grau de comprometimento, que vai de 0 a 4. A medição consiste no cruzamento da extensão do espaçamento entre os músculos com a medida de cada paciente e é definida por exames de imagem.

Fonte: Vix.

O que você acha?

Written by Tay

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...

0

Comments

0 comments

Gastrite – Alimentos que combatem os efeitos deste mal

Bolo de cenoura de caneca