Nos últimos anos muitos estudos demonstraram os efeitos positivos para a saúde e para o crescimento muscular produzidos por um treino de força bem planejado e executado.
Os treinos de força combinam duas qualidades: Estimulam a hipertrofia, desenvolvendo as fibras e aumentando a massa muscular, e consomem calorias durante e após o treino, reduzindo a gordura corporal.
Por causa do tipo de movimentos, um treino de força pode exercitar todos os grupos musculares do nosso corpo, o que leva a um desenvolvimento muscular geral e equilibrado.
Esse tipo de treino ajuda também a aumentar a densidade óssea, a melhorar o equilíbrio, agilidade, velocidade e coordenação e a prevenir a perda de massa muscular e de força ao longo dos anos.
E engane-se ao pensar que com esse tipo de treino você vai ficar demasiado musculada. Isso é mito. É difícil você ficar demasiado musculada sem haver recurso a hormonais
As mulheres são geralmente encorajadas a praticar cárdio e exercícios com pesos muito leves. Nesses casos, normalmente os benefícios que se verificam são mínimos.
Em que consiste o treino de força?
A sua execução requer a utilização de diversos grupos musculares.
Por isso mesmo, num treino de força realizam-se exercícios que trabalham os grandes grupos musculares do nosso corpo de forma isolada ou composta.
Num treino de força é necessário utilizar bastante peso, perto da força máxima (75-90%), e um baixo número de repetições. Não gaste todo o seu treino fazendo as tradicionais séries de 10 a 15 repetições. Dedique algum tempo do seu treino a executar séries de poucas repetições (não mais de 8) mas com cargas altas. O objetivo é ir aumentando a carga e diminuindo as repetições no decorrer do tempo.
Não se esqueça de aquecer antes e de alongar no final.
Exemplos de exercícios de treino de força:
– Levantamento Terra
– Agachamento com Barra
– Agachamento Frontal
– Afundos com Barra
Fonte: Treino de força para mulher
Comments
0 comments