Quem tem asma pode e deve praticar atividade física para melhorar o condicionamento físico e a capacidade respiratória. Por isso, os melhores exercícios físicos para o asmático fazer são os aeróbicos como caminhada, andar de bicicleta, de patins ou fazer natação. No entanto qualquer atividade física pode ser realizada pelo asmático que cumpre o tratamento recomendado pelo pneumologista.
Inicialmente deve-se evitar exercícios físicos muito vigorosos e prolongados porque eles podem provocar falta de ar. O ideal é começar com atividades leves ou moderadas e aumentar gradualmente a dificuldade e o tempo dos exercícios para ajudar a controlar a asma. A criança ou o adolescente com asma pode fazer educação física na escola e também pode fazer corrida ou jogar futebol, mas deve começar devagar.
Bons exemplos de exercícios para quem tem asma são:
Como evitar a crise de asma durante os exercícios
Para evitar uma ataque de asma durante os exercícios é recomendado usar a ‘bombinha da asma’ antes de começar os exercícios e após terminar, se sentir falta de ar. Normalmente um asmático que utiliza a “bombinha da asma” corretamente e não faz exercícios vigorosos pode realizar qualquer tipo de atividade física, até mesmo a corrida, desde que o seu condicionamento físico seja respeitado. No entanto, para os atletas a inalação de medicamentos específicos, como o cromoglicato dissódico, pode ser indicada pelo médico, para usar antes dos treinos para prevenir eventuais crises.
A atividade física reduz os sintomas da asma porque ela melhora a capacidade respiratória do indivíduo. No entanto, em alguns casos a asma pode ser desencadeada por exercícios quando estes são realizados de forma vigorosa, especialmente nos climas frios. Assim, quando estiver frio, deve-se optar pelas academias de ginástica.
Fonte:Tuasaude.
Comments
0 comments