O que é a Sucralose?
A Sucralose é um adoçante sem calorias, de alta qualidade, feito a partir do açúcar e que mantém o sabor do açúcar. É cerca de 600 vezes mais doce que o açúcar.
Como foi descoberta a Sucralose? Quem a descobriu? Onde foi descoberta? Quando?
A Sucralose foi descoberta em 1976 como resultado de um projeto de investigação científica sobre adoçantes conduzido em conjunto pela companhia Tate & Lyle e o Queen Elizabeth College de Londres, Reino Unido. Os investigadores, que investigavam a relação entre a estrutura e sabor da molécula de açúcar, descobriram que, ao modificar a estrutura do açúcar de uma certa forma, podiam intensificar a doçura do açúcar e, ao mesmo tempo, torná-lo não calórico.
Como é feita a Sucralose?
A Sucralose é feita por meio de um processo patenteado de múltiplas etapas que começa com o açúcar e substitui seletivamente três grupos hidrogênio-oxigênio da molécula de açúcar por três átomos de cloro. O resultado é um adoçante com gosto de açúcar, porém sem as calorias do açúcar.
A Sucralose é um adoçante natural?
Não. A Sucralose não é um produto natural – ela não se encontra na natureza. Apesar da Sucralose ser feita a partir do açúcar, a molécula de açúcar é quimicamente modificada para fazer a Sucralose, a qual é classificada como adoçante artificial.
Quantas calorias tem a Sucralose?
A Sucralose não é metabolizada pelo organismo como fonte de energia e portanto tem zero calorias.
Qual é o grau exato de doçura da Sucralose?
Em média, a Sucralose é cerca de 600 vezes mais doce que o açúcar e por isso bastam quantidades muito pequenas para adoçar os alimentos e bebidas. Por exemplo, uma lata normal (350mL) de refrigerante “de dieta” necessita de apenas 70 miligramas (0,07g) de Sucralose, comparado à versão do refrigerante com todas as calorias, a qual contém normalmente cerca de 40g de açúcar ou xarope de milho de alto conteúdo de frutose.
Quais são os benefícios da Sucralose?
A Sucralose é feita a partir do açúcar e mantém um excelente sabor a açúcar. Também é extremamente versátil e pode ser usada para substituir adoçantes calóricos, como o açúcar e o xarope de milho de alto conteúdo de frutose, na maioria dos alimentos e bebidas. A Sucralose mantém a sua doçura por períodos prolongados, inclusive durante o cozer e assar dos alimentos.
A Sucralose é segura?
A Sucralose é segura. Esta é a opinião de todas as entidades reguladoras que analisaram as investigações científicas sobre este ingrediente.
Como é que a Sucralose é metabolizada pelo organismo? Quanto tempo leva a decompor-se no organismo?
A Sucralose entra e sai do corpo como Sucralose. Não se decompõe no organismo e não fornece nenhuma caloria.
Quais serão os efeitos a longo prazo do consumo da Sucralose?
A Sucralose é segura. Não há nenhum efeito nocivo como resultado do consumo da Sucralose a longo prazo. Foram feitos testes específicos, tanto em animais como no homem, para nos dar garantias quanto a isto. É por isto que mais de 80 países do mundo inteiro, inclusive o Reino Unido e os EUA, aprovaram a Sucralose para o consumo humano.
Os diabéticos podem consumir Sucralose?
Sim. Numerosos estudos demonstraram que a Sucralose é adequada para quem tenha diabetes. A Sucralose não é reconhecida pelo organismo como açúcar ou hidrato de carbono. Não é metabolizada pelo organismo como fonte de energia e não afecta os níveis de glicose no sangue. A Sucralose não tem efeitos no metabolismo dos hidratos de carbono nem na secreção de insulina, sendo portanto adequada ao consumo por diabéticos.
Fonte: Sucralose – Pt.
Comments
0 comments