in

CuteCute

É verdade que o metabolismo fica mais lento depois dos 30 anos?

Entenda por quê depois dos 30 anos vai ficando cada vez mais difícil emagrecer. Separamos várias dicas que irão te auxiliar na perda de peso.

Nove entre dez mulheres na faixa dos 30 anos se questionam quase diariamente na frente do espelho: Por que é tão mais difícil emagrecer ou mesmo continuar magra depois do 30º aniversário? Será que esta dificuldade realmente existe ou é somente mais uma “neura” feminina? Especialistas explicam que depois dos 25 anos o metabolismo realmente começa a desacelerar e gastando mais massa magra e menos energia nas atividades cotidianas. A redução gradativa da produção hormonal é outro fator que favorece o aumento maior de peso no decorrer dos anos.

Se você, cara leitora, é uma balzaquiana*, não se desespere! A prática regular de atividades físicas com a dobradinha de exercícios aeróbicos e séries de musculação é uma das melhores receitas para conseguir emagrecer ou manter o peso estabilizado. Seguir uma alimentação balanceada também é fundamental.

Principais motivos que dificultam o emagrecimento depois dos 30 anos

Os homens também devem redobrar os cuidados com o peso após os 30 anos. Médicos apontam para uma perda de 2 a 5%, em média, de perda de metabolismo celular a cada década e a diminuição de 1% de massa muscular a cada ano para ambos os sexos. Para os sedentários, a situação é ainda mais preocupante. Uma dica para tentar driblar o metabolismo é manter uma rotina de oito horas de sono. Estudos realizados na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, comprovam que dormir mal eleva os níveis de cortisol (hormônio que auxilia o organismo a estocar gordura) influenciando o ganho de peso.

Outra recomendação é não pular refeições. Muitas horas em jejum estimula o metabolismo a armazenar mais energia e, consequentemente, a gastar menos calorias. Problemas de saúde como o hipotireoidismo ou a deficiência de outros hormônios podem ajudar a tornar mais lento o processo metabólico. Agendar uma consulta médica para identificar possíveis fatores que possam interferir no pleno funcionamento do organismo.

Confira boas práticas para acelerar o metabolismo depois dos 30 anos:

– Unir exercícios aeróbicos com musculação ou ginástica localizada;

– Seguir alimentação balanceada;

– Não pular refeições;

– Substituir o doce pela fruta na hora da sobremesa;

– Evitar consumir alimentos com gordura trans;

– Iniciar as refeições pela salada para ajudar a saciar a fome;

– Beber, no mínimo, 6 copos de água por dia;

– Comer a cada 3 horas;

– Evitar seguir dietas rígidas para emagrecer;

– Incluir, pelo menos, dois tipos de alimentos termogênicos nas refeições;

– Dormir 8 horas ou mais por noite;

– Praticar alguma atividade relaxante durante a semana para evitar o estresse.

Fonte: Treino Mestre.

O que você acha?

Written by Tay

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...

0

Comments

0 comments

Tomate seco em conserva

Dadinho de tapioca