Light
São aqueles com redução de calorias na sua composição em relação ao alimento original (menos gordura ou açúcar).
Mas, calma, você não precisa pular o corredor dessa categoria no supermercado.
A prateleira de diet, light, zero isso ou aquilo faz a alegria de quem quer perder peso. “Mas, por serem menos calóricos, muitas vezes esses produtos induzem você a consumir o alimento numa quantidade 50% maior”. O fato do produto ser diet ou light não significa que estão isentos de calorias e, consequentemente, poderiam ser consumidos sem restrições.
Quando um produto tiver redução expressiva de pelo menos um dos ingredientes encontrados na fórmula original, poderá ser considerado light. Estes produtos possuem, portanto, menos calorias do que os convencionais, o que não significa que não contém calorias.
Os próprios fabricantes, de certa forma, induzem as pessoas ao erro ao estamparem nos rótulos de seus alimentos as palavras diet, light e sugar free. Esses produtos são, realmente, bons aliados em dietas, mas não podem ser consumidos em excesso.
É preciso prestar mais atenção nos rótulos das embalagens para descobrir realmente a quantidade de calorias que cada produto contem, pois só isso poderá indicar em que quantidade eles podem ser consumidos.
O sucesso desses alimentos tem levado ao uso indiscriminado, tanto por quem quer emagrecer quanto pelos diabéticos, gerando uma série de confusões em tomo do tema Considerados bonitos, gostosos e “politicamente correto?, os alimentos na versão diet ou light ganharam corredores inteiros nos supermercados e mais espaço nos armários dos consumidores. E possível encontrar de tudo: macarrão, chocolate, biscoitos, bolos, pães etc.
Para quem não quer engordar ou precisa perder peso é bom lembrar que os alimentos chamados diet podem ajudar mas, sozinhos, não fazem mágicas. Algumas pessoas passaram a adotá-los como alimentos milagrosos. que não engordam ou, ainda, que emagrecem. Na verdade, diet (segundo Portaria n0 41, de 12105/95, regulamentada pelo Ministério da Saúde) é uma palavra que caracteriza quaisquer alimentos que tenham redução de 40% de calorias (e Light. 25%). seja em forma de proteínas. carboidratos ou gorduras. Assim, nem todo produto diet é necessariamente um alimento sem açúcar.
Fonte: ConsumidorBrasil
Comments
0 comments