in

A importância da Avaliação da Composição Corporal

Ao adentrar em qualquer ambiente onde iremos praticar a atividade física sabemos que é imprescindível a autorização do seu médico e posteriormente uma avaliação física completa (anamnese, circunferências, dobras cutânea e fisioterápica – para saber sobre os encurtamentos e anomalias) que sabemos muito bem como são, pois todos já fizeram. Hoje o meu objetivo não é falar sobre essa avaliação inicial e sim sobre a REAVALIAÇÃO, pois é desta que estamos deficientes.

Sempre fazemos as primeiras avaliações e depois de um tempo esquecemos e mesmo por preguiça não fazemos com frequência as próximas. O porquê fazer? Qual seria a importância disso? Qual o método mais eficaz?

A reavaliação tem um papel fundamental para a evolução do indivíduo seja qual for o seu objetivo, ela vai mostrar ao seu treinador onde ele irá trabalhar para que chegue ao seu objetivo com mais rapidez e mais qualidade, pois terá parâmetros reais do aluno.

Então quando o aluno tem uma periodização de média 12 semanas ele terá alguma modificação corporal, pois com o treino e se ainda tiver conciliado com uma dieta pode ter certeza que a modificação será significante. Mas a mudança foi aonde? Pernas? Braços? Abdômen?

Nesses aspectos que entra a composição corporal, pois ela dirá quais regiões houve queda, manutenção e/ou ganho de medidas e com os resultados a intervenção o treinador é de grande importância para minimizar os erros do treino e/ou dieta do seu aluno.

O método mais eficaz é aquele que está mais próximo do aluno, lembrando que nos dias de hoje o deslocamento se torna uma tarefa árdua e com isso a adesão será mínima pela dificuldade de fazer, então se você tem um adipômetro ou outro aparelho onde pode avaliar a composição em qualquer lugar é muito mais fácil do cliente aderir às avaliações.

Então pense quando foi à última vez que você fez a avaliação? Se você quer melhorar desde a sua qualidade vida à estética corporal faça avaliações periódicas de preferência com o mesmo avaliador analisando assim as mudanças no seu corpo e alcançando com mais eficiência o seu objetivo.

Bons treinos

Fonte: Roger Andrade

Educador Físico

O que você acha?

Written by Tay

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...

0

Comments

0 comments

6 Dicas para controlar a vontade por doces.

Chá Verde: Tudo o Que Você Quer Saber