Nove entre dez mulheres na faixa dos 30 anos se questionam quase diariamente na frente do espelho: Por que é tão mais difícil emagrecer ou mesmo continuar magra depois do 30º aniversário? Será que esta dificuldade realmente existe ou é somente mais uma “neura” feminina? Especialistas explicam que depois dos 25 anos o metabolismo realmente começa a desacelerar e gastando mais massa magra e menos energia nas atividades cotidianas. A redução gradativa da produção hormonal é outro fator que favorece o aumento maior de peso no decorrer dos anos.
Se você, cara leitora, é uma balzaquiana*, não se desespere! A prática regular de atividades físicas com a dobradinha de exercícios aeróbicos e séries de musculação é uma das melhores receitas para conseguir emagrecer ou manter o peso estabilizado. Seguir uma alimentação balanceada também é fundamental.
Principais motivos que dificultam o emagrecimento depois dos 30 anos
Os homens também devem redobrar os cuidados com o peso após os 30 anos. Médicos apontam para uma perda de 2 a 5%, em média, de perda de metabolismo celular a cada década e a diminuição de 1% de massa muscular a cada ano para ambos os sexos. Para os sedentários, a situação é ainda mais preocupante. Uma dica para tentar driblar o metabolismo é manter uma rotina de oito horas de sono. Estudos realizados na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, comprovam que dormir mal eleva os níveis de cortisol (hormônio que auxilia o organismo a estocar gordura) influenciando o ganho de peso.
Outra recomendação é não pular refeições. Muitas horas em jejum estimula o metabolismo a armazenar mais energia e, consequentemente, a gastar menos calorias. Problemas de saúde como o hipotireoidismo ou a deficiência de outros hormônios podem ajudar a tornar mais lento o processo metabólico. Agendar uma consulta médica para identificar possíveis fatores que possam interferir no pleno funcionamento do organismo.
Confira boas práticas para acelerar o metabolismo depois dos 30 anos:
– Unir exercícios aeróbicos com musculação ou ginástica localizada;
– Seguir alimentação balanceada;
– Não pular refeições;
– Substituir o doce pela fruta na hora da sobremesa;
– Evitar consumir alimentos com gordura trans;
– Iniciar as refeições pela salada para ajudar a saciar a fome;
– Beber, no mínimo, 6 copos de água por dia;
– Comer a cada 3 horas;
– Evitar seguir dietas rígidas para emagrecer;
– Incluir, pelo menos, dois tipos de alimentos termogênicos nas refeições;
– Dormir 8 horas ou mais por noite;
– Praticar alguma atividade relaxante durante a semana para evitar o estresse.
Fonte: Treino Mestre.
Comments
0 comments