Para quem se exercita há um bom tempo, dizer que o agachamento é um super exercício não é grande novidade! Mas algumas pessoas, especialmente aquelas que estão se iniciando nas atividades físicas, têm dúvidas sobre como o movimento deve ser executado, quais resultados ele oferece de fato, se pode ser feito por todos, entre outras questões.
O que é o agachamento?
É “o ato de, iniciando em uma posição neutra em pé, descer o corpo em uma contração excêntrica dos membros inferiores com o quadril quebrando a paralela, e retornar em uma concêntrica à mesma posição. Em outras palavras, baixar o quadril até próximo ao chão flexionando os joelhos e mantendo o tronco ereto”
O agachamento é um exercício para o fortalecimento dos músculos das coxas, quadris, glúteos, bem como ossos, ligamentos e inserção dos tendões em toda a parte inferior do corpo.
“Quatro articulações participam do movimento: tornozelo, joelho, quadril e coluna lombar. Essas articulações realizam diversos movimentos, mas devemos analisar, apenas, os movimentos realizados contra a resistência”
Existem muitos benefícios do agachamento para o corpo feminino, entre eles:
- Aumento do tônus muscular,
- Diminuição de flacidez,
- Correção de postura,
- Diminuição do tempo de treino devido à praticidade,
- Queima de gorduras localizadas,
- Enrijecimento de pernas,
- Enrijecimento de coxas.
“As mudanças mais perceptivas a curto prazo ficam por conta do enrijecimento e diminuição notória de medidas. Seu principal benefício à saúde fica por conta da manutenção de posturas e concentração do core, onde temos um fortalecimento de abdômen, quadril, coxas e pernas”
Fonte: Dicas de mulher.
Comments
0 comments