Apesar de ter cara de pão de queijo e levar alguns ingredientes típicos da receita mineira, como polvilho doce e azedo, esse pão de mandioquinha tem um sabor bem diferente. A textura lembra bastante pão de queijo, tem aquele puxa puxa característico. Mas o sabor e o cheiro é de mandioquinha, levemente adocicado, uma delícia!
É perfeito para o café da manhã ou lanchinho da tarde.
Indico você consumir esses pãezinhos no mesmo dia do preparo, enquanto estão frescos e macios. Isso porque no dia seguinte já ficam mais secos e duros. Se esquentar um pouco no forno ou no micro-ondas voltam a ficar macios e úmidos, mas não do mesmo jeito quando saíram do forno.
Ingredientes:
Mandioquinha – 2 pequenas (250 g)
Polvilho doce – 1 1/3 xícara (150 g)
Polvilho azedo – 2/3 xícara (100 g)
Azeite de oliva – 70 ml
Água – 40 ml
Sal – 1/2 colher de chá (3 g)
Modo de Preparo:
1- Descasque a mandioquinha e corte em pedaços pequenos.
2- Transfira para um panela e cubra com água. Leve ao fogo médio e cozinhe até ficar macio.
3- Escorra a água e amasse bem com um garfo até obter um purê liso. Se você tiver um espremedor de batata pode usar para amassar.
4- Transfira para um recipiente grande e adicione os demais ingredientes. Comece misturando com uma colher até formar grumos, depois misture com as mãos esticando e sovando até obter um bola de massa lisa e homogênea.
5- Preaqueça o forno a 180 ºC.
6- Com as mãos, modele a massa em bolinhas do tamanho de ping pong. Disponha nas assadeiras, não precisa untar, deixando espaço entre cada uma para não grudar quando crescer.
7- Leve ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos ou até ficarem dourados.
8- Retire do forno e sirva ainda quente.
Rendimento: 21 pãezinhos
Nota: A mandioquinha recebe outros nomes de acordo com a região do Brasil, como batata baroa ou batata salsa. Apesar dos nomes diferentes, todas são a mesma coisa: uma raiz amarelada rica em vitamina A.
Dica: Você pode incrementar o sabor com ervas secas a gosto, como manjericão, orégano, alecrim e tomilho. Ou aumentar o valor nutricional adicionando sementes de linhaça, gergelim ou chia.
Fonte: Tempero Alternativo.
Comments
0 comments