Aumento de peso, retenção de líquido e sensação de inchaço, dor de cabeça, aumento de celulites, diminuição da libido… Esses são os efeitos colaterais mais conhecidos das pílulas anticoncepcionais.
E apesar de serem sintomas bem desagradáveis, é provável que, ao comentar isso com alguma amiga ou até com seu médico, eles tenham dito que é normal.
Mas eu digo que não!
Não é normal sentir dor ou qualquer desconforto por causa de uma medicação.
E mesmo que você não sinta nenhum efeito colateral, isso não quer dizer que você está livre deles. As consequências das pílulas anticoncepcionais muitas vezes são silenciosas, seja porque você é jovem ou porque não está ouvindo com atenção aos sinais que seu corpo emite.
A ideia de que anticoncepcional engorda não é uma lenda, pelo contrário, é bem real. Além de alguns dos hormônios sintéticos presentes nas pílulas favorecerem a retenção líquida, o que causa inchaço e, consequentemente, aumento de peso, a deficiência da testosterona tem muito a ver com isso.
Do ponto de vista comportamental, as mulheres são mais afetadas por uma diminuição dos níveis de testosterona.
Alguns dos problemas relacionados à deficiência deste hormônio são o aumento da gordura corporal e a dificuldade de ganhar massa muscular, além da retenção de líquidos, inflamação crônica e aumento da celulite.
Por isso é muito comum ver mulheres que malham de maneira consistente e até pegam pesado, mas que têm pouco ou nenhum resultado. Isso acontece porque a testosterona aumenta a captação de aminoácidos e a síntese de proteínas no músculo, colaborando para a hipertrofia muscular.
A deficiência de testosterona não só dificulta o ganho de músculos, como ocasiona perda de massa muscular e óssea, força, e favorece o armazenamento de gordura.
Por outro lado, com mais massa muscular, seu corpo consome mais calorias, o que ajuda no processo de emagrecimento.
Além disso, alterações nos níveis deste hormônio também afetam o metabolismo, que por sua vez afeta os níveis de energia gastos pelo nosso corpo, podendo ainda ocasionar muito desânimo, falta de disposição e até fadiga crônica. Na dúvida, procure seu médico.
Fonte: emagreçarápido.
Comments
0 comments