Quando se fala em fazer atividade física, uma das primeiras coisas que vêm em mente é ir a uma academia. Mas na verdade, atividade física é muito mais que isso. Deslocar-se para trabalho ou escola a pé ou de bicicleta, realizar práticas corporais no tempo livre, como brincar e dançar, e realizar limpeza pesada no serviço doméstico já são atividades físicas.
Tão importante quanto começar a se exercitar é manter a continuidade da prática. Aliar uma atividade de seu interesse com boa companhia e espaços agradáveis ajuda a manter a prática. Quem tem rotina cansativa e estressante pode optar por uma atividade que ajude a soltar as tensões e gastar energia. Se o trabalho é intenso e exige um esforço físico, o ideal é procurar algo que ajude a relaxar.
Não há receita para começar. Cada um deve repensar sua rotina e seus hábitos de vida e encontrar tempo livre para fazer uma atividade que possa lhe fazer bem física e mentalmente. É recomendado sempre consultar um profissional de saúde para avaliação prévia, de modo a evitar lesões ou agravamento de algum problema de saúde.
Práticas corporais, como danças, lutas e jogos, são boas alternativas para aliviar o estresse e as tensões. Escolha atividades físicas que você gosta, isso aumenta as chances de uma boa adesão.
Esportes populares também são boas atividades, como futebol, queimada, capoeira.
Faça atividades em grupos. Isso ajuda a manter a frequência no treinamento, além de reforçar os laços sociais.
Se tiver algum problema de saúde, como hipertensão ou outra doença cardiovascular, realize uma avaliação médica antes de iniciar alguma atividade física.
Fonte:Portal Saúde.
Comments
0 comments