Na desesperada busca pela perda de peso rápido e fácil, milhares de pessoas se afundam em dietas loucas e sem nenhum fundamento que prometem secar incontáveis quilos em um intervalo de tempo muito pequeno. Muitas, de fato, funcionam – quem se arrisca até consegue emagrecer tudo o que desejava em um período curto de tempo.
O problema é que dietas que prometem resultados milagrosos rapidamente, na maioria dos casos, são extremamente restritivas, nem um pouco saudáveis e têm grande propensão ao efeito sanfona – que trata-se de uma elevada perda de peso, seguida pelo ganho dos mesmos.
Para se conseguir perder peso de forma saudável e duradoura, o ideal é que se invista em uma reeducação alimentar.
#1- Dietas restritivas não duram por muito tempo
Dieta do frango, dieta do tomate, dieta da salada – não importa o nome, são todas dietas restritivas que baseiam-se em um cardápio pobre em variedade de alimentos e pobre em nutrientes. Dietas assim conseguem, sim, queimar algumas gorduras indesejadas, mas elas não conseguem ser levadas à risca por muito tempo. O organismo pede por mais nutrientes e, em pouco tempo, a dieta já não será mais levada tão a sério.
#2- Alimentação balanceada é a chave para uma boa saúde
Uma alimentação balanceada não é responsável apenas por promover um emagrecimento gradativo e duradouro. Ela é responsável, também, por proporcionar uma boa saúde ao corpo. A disposição aumenta, a imunidade melhora, o intestino passa a funcionar melhor e o metabolismo passa a queimar cada vez mais gorduras.
#3- A reeducação alimentar torna-se um estilo de vida
Dietas costumam estipular prazos de validade e com a reeducação alimentar não é assim. Quando alguém inicia com o processo, o intuito não é somente emagrecer, e sim melhorar a qualidade de vida. A reeducação é um hábito que se cria na rotina e torna-se um estilo de vida a ser seguido.
A chave para um emagrecimento saudável é a associação de uma boa alimentação com exercícios físicos. A primeira parte é relativamente simples e exige uma consulta com um nutricionista e grande força de vontade para seguir a dieta estipulada. O segundo ponto, porém, não é tão fácil assim.
É comum o pensamento de que uma rotina de exercícios exige muito tempo de sobra e uma academia. Felizmente, essa afirmativa não é real. É possível se exercitar dentro de casa ou em qualquer outro lugar e, o melhor: gastando poucos minutos do seu dia.
Fonte: Queima Diária.
Comments
0 comments