A zumba é um exercício que mistura movimentos aeróbicos com danças e ritmos tipicamente latinos como a salsa e o merengue e outros ritmos internacionais. A atividade vem ganhando adeptos em todo o mundo, e milhões de pessoas já praticam.
E não é para menos: com treinos intervalados, que alternam ritmos lentos e rápidos e treinamento de resistência, a prática promete eliminar até 1.000 calorias em uma hora de malhação. E com tamanha popularidade, não é de se surpreender que existam tantas academias e aulas ao ar livre que nos ensinam como dançar zumba.
Entretanto, para quem não tem dinheiro para arcar com as despesas mensais de uma academia, não gosta de malhar junto com outras pessoas ou não possui muito tempo disponível para se deslocar até um local que ofereça essas aulas de zumba, pode ficar um pouco difícil praticar a atividade.
1. Consulte o seu médico
Praticar qualquer tipo de exercícios em casa , principalmente se isso acontecer sem a ajuda de um profissional de educação física. pode ser arriscado. Isso porque você corre o risco de fazer uma técnica de maneira equivocada ou não saber como proceder caso venha a se sentir mal.
E se quando você já estiver malhando em casa sentir algum tipo de desconforto, dor ou se machucar, não exite em interromper a sessão e buscar ajuda médica para resolver o seu problema, impedindo que ele se agrave.
2. Escolha o figurino apropriado
Certifique-se de escolher um figurino adequado para aprender como dançar zumba em casa, que seja confortável e leve, tendo em vista que você provavelmente suará bastante durante o exercício. Além disso, como uma roupa mais pesada e quente prejudicará os movimentos necessários durante a atividade, ela se apresenta como uma péssima escolha.
O ideal mesmo é optar pelos modelos típicos de uma aula na academia como camisetas folgadas no corpo, preferencialmente do estilo regatas, calças leggins, shorts esportivos ou calças compridas mais soltinhas feitas de tactel. Para as mulheres com seios grandes, vale também utilizar um top de sustentação por baixo da blusa, o que oferecerá maior conforto na hora de se movimentar.
Nos pés, a recomendação é usar um par de tênis com bom amortecimento e impacto e que não machuque os seus pés, sem esquecer-se de colocar um par de meias também, é claro.
3. Peça auxílio a um instrutor
No cenário perfeito, todo mundo que decide se exercitar dentro da própria casa teria a possibilidade de contar com a orientação de um instrutor físico no local, para ensinar como cada movimento e técnica deve ser executada e estar pronto para auxiliar quando alguma lesão surgisse.
No entanto, a gente sabe que isso não é possível para todo mundo e que algumas pessoas acabarão malhando em casa sem um acompanhamento profissional, de qualquer maneira. Por isso, a sugestão que deixamos aqui é que se esse for o seu caso, que você ao menos converse com um treinador da área e pergunte sobre os cuidados que devem ser tomados e peça algumas recomendações básicas de como dançar zumba sem sofrer grandes riscos de se machucar.
Comments
0 comments