Embora pareça simples muita gente tem dúvidas de como usar o simulador de caminhada. Em parte isso ocorre pois as propagandas feitas nos canais de televisão focados para venda de produtos mostram uma infinidade de exercícios que podem ser feitos usando o simulador de caminhada. Os vídeos que vem com os próprios equipamentos sugerem exercícios que trabalham o corpo inteiro, incluindo, peitorais, costas e abdômen. Cuidado, não caia nessa!
O simulador de caminhada é um equipamento que tem por objetivo o trabalho cárdio respiratório. O próprio nome já diz tudo sobre a sua função: simular caminhadas. Usá-lo de outras formas , mudando o posicionamento do corpo, como os vídeos e explicações sugerem, certamente ativam músculos diferentes e de diferentes formas, mas não de uma forma adequada, além de oferecerem risco de lesões. Com ele você irá trabalhar as pernas de forma muito semelhante à caminha e os braços (principalmente ombros), em função do movimento das manoplas, mas não obterá resultados de fortalecimento dessas regiões como os anúncios prometem!
Qualquer exercício diferente, principalmente quando realizado por alguém sedentário, vai surtir efeito. Isso não significa que o exercício seja adequado e tão pouco seguro!
Como usar o simulador de caminhada
A forma mais adequada e segura de usar o simulador de caminhada é a convencional. Segurando nas manoplas e movimentando pernas e braços alternadamente para frente e para trás. As variações seguras dos exercício seriam variar a amplitude do movimento e variar a velocidade de execução. Sempre mantendo a coluna ereta e o abdômen contraído. Qualquer coisa diferente disso pode comprometer a execução do exercício e ainda causar lesões.
O simulador de caminha
Outro ponto importante é o controle da frequência cardíaca durante o exercício, tanto para a segurança cárdio vascular, quanto para garantir que o objetivo do exercício está sendo atingido. Isso pode ser feito usando um monitor cardíaco
Aquecimento
O aquecimento deve ser feito no próprio equipamento entre três a cinco minutos, em em velocidade e amplitude menor do que aquela que você irá fazer durante a parte principal do exercício. A frequência cardíaca durante o aquecimento deve subir gradualmente e chegar até aproximadamente 55% da frequência cardíaca máxima.
Parte Principal
Nas primeiras vezes que usar o equipamento, principalmente se você não está habituado a se exercitar, faça por cerca de 8 minutos. Se já estiver habituado essa parte pode variar de 20 até 50 minutos dependendo do seu objetivo e do seu tempo disponível.
A frequência cardíaca aqui pode ficar entre 65% e 85% da frequência cardíaca máxima dependendo do seu objetivo.
O exercício pode ser feito de forma contínua ou variando velocidade amplitude de movimento, usando uma estratégia de treino intervalado.
Nenhum exercício aeróbio deve ser interrompido de repentinamente. Use os últimos três a cinco minutos do treino para reduzir a velocidade e ajudar sua frequência cardíaca voltar aos valores próximos do repouso.
Comments
0 comments