Atualmente, não é difícil encontrar por aí pessoas que se queixam da dificuldade para perder peso e/ou, simplesmente, seguir uma alimentação mais saudável. É neste contexto, inclusive, que muita gente acaba aderindo a dietas do momento que prometem resultados milagrosos em pouco tempo, mas que, no fim, geralmente acabam proporcionando “efeito rebote” e até problemas mais graves à saúde como, por exemplo, os distúrbios alimentares (obesidade, anorexia, bulimia, compulsão).
Andreia Barros, nutricionista Clinica Estética do Linnus Institute RJ, comenta que a vida corrida e a falta de tempo têm sido fatores que contribuem para a pessoa adquirir maus hábitos alimentares. “A necessidade de comer fora de casa, por exemplo, contribui para uma alimentação inadequada. Com isso, as pessoas acabam comendo o que tem disponível e com muita pressa”, diz.
“Além disso, hoje em dia há um aumento da compulsão alimentar devido à ansiedade, estresse, tudo isso leva ao consumo das calorias vazias (que alimentam mas não nutrem), daí a necessidade de se comer sempre mais e mais”, acrescenta a nutricionista.
Não é por acaso que atualmente fala-se muito sobre reeducação alimentar. Há uma consciência geral, hoje, de que a maioria das pessoas precisa reaprender a comer.
E é preciso saber: não existe fórmula mágica. A pessoa que deseja perder peso ou, simplesmente, seguir uma alimentação mais saudável, precisa passar por uma reeducação alimentar, ou seja, deve excluir hábitos ruins e adotar medidas que farão, daqui para frente, parte do seu dia a dia.
Esse, claro, é um processo, não ocorre do dia para noite. Por isso, desconfie sempre de regimes que prometem perda de peso significativa em menos de um mês, por exemplo, ou ainda, que são muito radicais e exigem demais de você.
O que significa, afinal, a reeducação alimentar?
Ana Luiza Moreira, nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, gastrônoma formada pelo Senac Águas de São Pedro e pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional pela VP consultoria, com experiência na área clínica e de nutrição esportiva, explica que a reeducação alimentar é a melhor forma de emagrecer de maneira saudável e equilibrada. “Isso é possível por meio da adoção de novos hábitos alimentares, com os quais se pode comer de tudo, sem privações e grandes sacrifícios, e também sem que a pessoa se prive da vida social”.
Reeducação alimentar x Regime
Com uma comparação simples é possível perceber por que a reeducação alimentar é o caminho para um emagrecimento correto e para uma vida mais saudável.
Fonte: Dicas de mulher
Comments
0 comments