A pirâmide alimentar é um guia para uma boa alimentação. Com uma forma gráfica, ela orienta as pessoas sobre a importância de cada alimento, de acordo com a sua posição na pirâmide.
Ela pode ser usada como orientação para uma equilibrada alimentação a partir de 2 anos de idade, pois em cada área da pirâmide, se encontra um grupo de alimentos com as porções que se deve ingerir por dia
O que é a Pirâmide Alimentar ?
Seguindo a pirâmide, é preciso consumir todos os grupos de alimentos em suas áreas. Aqueles que precisam ser ingeridos em maior número estão na base da pirâmide e aqueles em menos quantidade estão no topo.
Entre os grupos que estão na pirâmide há os pães, massas e cereais, depois as hortaliças e vegetais, também o leite e seus derivados, além das carnes, aves e peixes, acompanhados por feijão e nozes e por último as gorduras, os óleos e açúcares.
Como usar a Pirâmide Alimentar no Dia a Dia
Ela serve como base de equilíbrio para uma alimentação saudável, pois consumindo todos os grupos alimentares da pirâmide é possível manter o peso e a qualidade dos alimentos consumidos.
A base representa os alimentos que devem ser consumidos em maiores porções, contudo é necessário verificar as calorias diárias que a pessoa precisa, pois os alimentos devem nutrir e não ter somente calorias. A cada nível da pirâmide aquele grupo alimentar deve ser consumido de maneira moderada.
Como Funciona a Pirâmide Alimentar
No primeiro nível da pirâmide, ou seja, na base são encontramos os alimentos com muito carboidratos como massas, pães, cereais e arroz. Por estarem no maior grupo, devem ser consumidos durante o dia, pois são alimentos que dão energia.
No nível seguinte, estão as frutas, verduras e legumes, grandes fornecedores de vitaminas, minerais e fibras, e por isso também devem ser consumidas várias vezes durante o dia.
No terceiro nível, se encontram os alimentos ricos em proteínas e minerais. Nesse conjunto estão as carnes, as leguminosas, o leite e seus derivados, com um consumo bem mais moderado, em porções pequenas.
No último nível, no topo, estão os alimentos como os doces, os açúcares, óleos e gorduras. Eles devem ser consumidos em pequenas porções e de maneira bem moderada, pois são extremamente calóricos e podem causar doenças cardiovasculares, entre outras.
Reeducação Através da Pirâmide Alimentar
Antes de começar qualquer mudança alimentar é interessante procurar um médico para fazer uma avaliação da sua saúde e depois se consultar com um nutricionista. Ele irá planejar a sua dieta alimentar de acordo com as suas necessidades físicas, levando em conta o seu peso, sexo, idade e altura.
Fonte: Boa forma e saúde.
Comments
0 comments