Ingredientes
- 1 beterraba pequena (aproximadamente 100g, já descascada)
- 60g de amido de milho (aproximadamente 4 colheres de sopa bem cheias)
- 1 xícara de farinha de trigo (ou de arroz ou integral)
- 2 e 1/2 xícaras de água
- 5 colheres de sopa de linhaça (usei a dourada)
- 2 ovos
- 5 colheres de sopa de óleo
- 1/4 de colher de chá de sal (mais um menos 1 pitada)
Modo de Preparo
1. No liquidificador, bata os ovos, a água, a linhaça, o óleo e a beterraba até obter um creme liso e super bonito (até a beterraba desmanchar). Dá mais ou menos uns 3 minutos em velocidade média.
2. Com o creme pronto, acrescente a farinha, o amido de milho e o sal. Bata novamente. Pode ser necessário mexer com uma colher para incorporar os secos ao líquido.
3. O ponto da massa é bem cremoso, mais pra ralo do que pra grosso. Se você sentir que tá muito pesada, acrescente um pouco de água até ficar mais leve (vá testando, pois o tipo e tamanho dos ovos e da beterraba pode mexer na consistência da sua massa).
4. Unte uma frigideira com azeite ou manteiga e despeje 1 concha da massa no centro. Faça movimentos circulares com a frigideira para espalhar a massa, fazendo com que ela fique mais fininha. Deixe dourar até formar bolhas na superfície (mais ou menos uns 3 minutos em fogo médio), depois vire e doure por mais 2 minutos. Repita o processo até finalizar a massa.
5. Recheie com frango desfiado, carne moída, ricota temperada, queijo e presunto…
– Pra saber se a massa tá no ponto certo, leve para a frigideira uma pequena quantidade. Se você sentir que ela tá muito quebradiça ou pesada, acrescente um pouco mais de água.
– Dá pra congelar essas panquecas? Dá sim, depois de prontas e recheadas!
– E rola de guardar a massa na geladeira pra fazer depois? Rola, usando NO MÁXIMO no dia seguinte.
Rendimento: 10 panquecas
Fonte: Gordelicias
Comments
0 comments