O que é a celulite?
Para ser possível perceber como se desencadeia o processo de formação da celulite, é necessário estarmos familiarizados com o conceito de lipócito, que é a célula de gordura. O lipócito apresenta pequenos vacúolos de gordura, que recebem o excesso de gordura resultado de alimentação inadequada.
O acúmulo dessa gordura ocupa quase toda a célula, permitindo o aumento do seu tamanho. O tecido gorduroso que fica embaixo da pele é, portanto, formado por um grande número de lipócitos. Lipócitos esses que são mais numerosos em pessoas com tendência para engordar (é aqui que entra a genética).
No tecido gorduroso existem também as fibras, que separam os grupos de lipócitos. É por causa das características dessas fibras que as mulheres apresentam uma propensão maior a desenvolver celulite e os homens não. Nas mulheres as fibras são finas e perpendiculares à pele, ligando-a ao tecido muscular mais profundo. Nos homens, as fibras são mais grossas e se ligam à musculatura de forma oblíqua.
Quando aumenta o tamanho do tecido gorduroso na mulher, por causa da acumulação de gordura, esse tecido se expande em direção à pele mas quando o mesmo acontece no homem, as fibras resistem à expansão em direção à pele e dirigem o tecido gorduroso em profundidade, não aparecendo assim as irregularidades da celulite.
Aumentando o tecido gorduroso, as veias e os linfáticos ficam comprimidos, passando então a existir um edema, um inchaço. Esse aumenta ainda mais o volume do tecido, o que piora o processo da celulite. O hormônio feminino dirige mais gordura para regiões como o quadril e alteram a parede das microveias, piorando mais ainda as condições circulatórias e agravando a celulite em um ciclo vicioso que, se não for tratado, tende à perpetuar.
Os estágios de celulite vão acontecendo, desde o estágio em que existe apenas um aumento de volume das células, com um pequeno edema, até estágios mais avançados, onde ocorre uma completa desorganização do tecido gorduroso com aparecimento de nódulos e depressões (buraquinhos).
Localização da celulite
A celulite pode se localizar em várias regiões do corpo mas existe uma predileção pela região glútea, a região lateral da coxa, a face interna e posterior da coxa, o abdômen, a nuca, a parte posterior e lateral dos braços e a face interna dos joelhos. Em pessoas predispostas, pode atingir até mesmo os tornozelos
Os estágios da celulite
A celulite se apresenta em quatro estágios de evolução.
Condição Normal
Na condição normal o tecido gorduroso é ricamente irrigado, as células gordurosas são de tamanho normal. Os vasos são eficientes e têm um formato normal.
Estágio 1 da celulite
Acontece um aumento de volume das células na região afetada, ocasionando uma discreta dilatação das pequenas veias do tecido gorduroso. A pele não apresenta sinais visíveis ou dor.
Estágio 2 da celulite
Ocorre um maior inchaço das células de gordura e surgem detritos que, ao invés de serem eliminados, passam a se acumular debaixo da pele, onde já é possível observar irregularidades ao apalpar. Ainda não existe desconforto (dor).
Estágio 3 da celulite
Nesse estágio, a circulação já está comprometida, causando inchaço, dores nas pernas, aparecimentos de “vasinhos” e micro varizes. Já é possível observar uma desordenação no tecido e surgimento de nódulos, seu aspecto é o de uma “casca de laranja”.
Estágio 4 da celulite
A presença de micro nódulos e macro nódulos é visivelmente observada, assim como uma significativa fibrose (endurecimento do tecido). A circulação está muito comprometida. Nesse estágio a celulite é dura e a pele se torna cheia de depressões (buracos). As pernas ficam inchadas e muito doloridas.
Fatores que favorecem o aparecimento de Celulite
Herança genética
A herança genética é muito importante na celulite e tem que ser levada em conta. Pode-seherdar diferentes tipos de fatores que favorecem o aparecimento de celulite (produção de hormônios, tipo constitucional ou até hábitos alimentares). Mas isso não significa que você vai obrigatoriamente desenvolver o problema de celulite. Uma pessoa com tendência hereditária para desenvolver celulite, que tenha vida sedentária e hábitos alimentares descuidados, pode ter até mais celulite do que outra com tendência maior, mas que se cuida.
Fatores hormonais
Os hormônios femininos, mesmo em níveis normais, têm um papel importante no aparecimento da celulite. São os hormônios femininos que determinam onde a gordura será depositada na mulher e dão a característica ginóide que favorece a deposição de gordura no quadril e na coxa. O hormônio feminino também tem uma forte e importante ação na parede das veias, facilitando a formação de edema. Também tem um papel na retenção de líquidos que ocorre no final do ciclo menstrual e que pode ter um papel no aparecimento da celulite.
Podemos dizer que a celulite depende da deposição de gordura, da ação dos hormônios e das alterações das veias e dos linfáticos. O papel dos hormônios é determinante. Prova disso é a celulite começar a aparecer na fase da adolescência, quando os hormônios femininos passam a ser secretados pelo organismo.
Alimentação
Comer mais que o necessário, praticar dietas ricas em gorduras ou carboidratos ou maus hábitos alimentares, como comer muito à noite e não comer de dia, aumentam a síntese e o armazenamento de gorduras, favorecendo a celulite. Consumir pouca água e abusar do sal dificulta a troca de líquidos do organismo favorecendo a retenção de resíduos tóxicos do metabolismo celular (as células funcionam como uma fábrica que produz várias coisas úteis, mas esse trabalho todo produz um lixo, resíduo tóxico, que precisa ser retirado constantemente).
Vida sedentária
A falta de exercício físico diminui muito o consumo de energia pelo corpo o que faz com que o excedente energético seja armazenado sob a forma de gordura. Além disso, as células perdem a capacidade de produzir energia levando o organismo todo a ser mais apático, mais lento. As facilidades modernas tornam obrigatória a realização de alguma atividade física para evitar o sedentarismo que é muito prejudicial para a saúde como um todo e não só para a harmonia corporal.
Fonte: Treino para Mulheres.
Comments
0 comments