Existe alguma coisa mais prazerosa que comer aquele docinho, chocolate ou bolo?!? O açúcar é o ingrediente primordial nesses alimentos, sendo o responsável por causar essa sensação de bem estar e prazer.
Porém, essas sensações momentâneas são substituídas posteriormente por quilinhos a mais e problemas de saúde. O consumo excessivo de açúcar ao longo da vida pode causar diabetes, problemas intestinais seríssimos, além de aumentar a suscetibilidade a doenças auto-imunes, colite ulcerativa e atrapalhar o funcionamento do cérebro.
Depois desse post você terá vários motivos para diminuir ou até mesmo exterminar esse ingrediente da sua alimentação. Veja o que acontece com o corpo quando se para de comer açúcar:
MELHORA O PALADAR
Assim como o cigarro, o açúcar é capaz de entorpecer o paladar ao longo do tempo. Por exemplo, o sabor de alimentos como legumes e grãos parecem “sem graça”, pois não possuem a quantidade necessária de açúcar para acordar as papilas gustativas.
Quando você para de comer essa substância, com o passar do tempo o sabor natural dos alimentos começam a serem percebidos, além disso, o organismo começa a pedir por açúcares mais saudáveis, como o das frutas.
MELHORA O RACIOCÍNIO
Quando o consumo de açúcar é excessivo, é normal que se tenha pensamentos nebulosos. Isso ocorre porque altos níveis dessa substância obriga o organismo a ficar trabalhando constantemente para se reequilibrar, principalmente em relação às taxas de insulina. Com isso, o corpo se torna cansado, afetando até mesmo o raciocínio.
REDUZ A ANSIEDADE
Você sabia que o açúcar vicia mais que a cocaína? É difícil de acreditar mas é a verdade! Já sentiu aquela vontade compulsiva de comer aquele docinho ou tomar refrigerante? E só se acalmou e sentiu-se feliz depois de consumi-los? Mesmo que essa sensação pareça normal, esses impulsos são característicos de quem consome esse alimento diariamente.
Quando você para de comer açúcar seu corpo fica mais estável e retorna ao equilíbrio sozinho. Em poucos dias sua ansiedade diminui e você consegue ter mais concentração em suas tarefas.
MELHORA A MEMÓRIA
Alguns estudos relatam que dietas ricas em açúcar e pobres em gorduras têm alta relação com problemas de memória e até mesmo ao Alzheimer. Ele acaba reduzindo a produtividade do cérebro, podendo causar danos aos centros da memória.
Por outro lado, se você diminui ou elimina esse ingrediente da sua alimentação e aumenta o consumo de gorduras saudáveis, consegue reverter essas alterações e manter uma boa memória. A tendência é que as pessoas que consomem pouco açúcar tenham a cabeça mais nítida, mesmo com o avanço da idade.
PROMOVE BEM ESTAR
Apesar do açúcar ter alta relação com a sensação de bem estar e prazer, quando você suspende seu consumo essas sensações são ainda melhores.
O açúcar é um alimento com ação inflamatória, altamente desgastante para o organismo, devido principalmente aos picos de insulina necessários para digeri-lo. Quando o corpo passa a não ter mais essa tarefa, você começa a se sentir mais saudável e bem consigo mesmo, apresenta mais disposição para atividades físicas e trabalho.
Fonte: Bem estar e saúde.
Comments
0 comments