Queridinha de muitas pessoas, a maionese é daqueles molhos que vai bem em quase tudo. Acontece que muita gente acha que é difícil de fazer ou tem medo de errar. E acaba cometendo o erro de comprar as industrializadas.
Mesmo não levando ovos deve ser consumida com moderação porque é bem gordurosa. Você pode incrementar o sabor adicionando ervas frescas como salsinha e cebolinha, mostarda e até pimenta do reino moída no final do preparo.
Um dos ingredientes que usei foi o leite de amêndoas caseiro, acho ele perfeito para esta receita, uma vez que tem sabor levemente adocicado, que nem o leite de vaca. Não indico substituí-lo por outro leite vegetal se você quer uma maionese parecida com a tradicional.
Uma dica super importante que você precisa seguir para não desandar a receita. Antes de começar o preparo, coloque o leite de amêndoas e o óleo na geladeira até esfriar. É imprescindível que estejam gelados, assim o óleo emulsiona melhor e deixa a maionese firme.
Ingredientes:
Leite de amêndoas gelado – 1/2 xícara (125 ml)
Óleo vegetal gelado – 1 xícara (250 ml) – ver nota
Sumo de limão ou vinagre de maçã – 1 colher de sopa (15 ml)
Alho – 1/2 dente (opcional)
Sal – 1/2 colher de chá (3 g)
Modo de Preparo:
1- Coloque no liquidificador o leite de amêndoas e o alho. Tampe e bata em potência baixa apenas para triturar e misturar.
2- Sem desligar o liquidificador, abra a tampinha central e cubra parcialmente a abertura com um pano de prato, no começo espirra bastante. Adicione o óleo em fio, aos poucos e bem devagar até ficar firme. Se você colocar tudo de uma vez pode talhar.
3- Com o liquidificador ainda ligado adicione o sumo de limão ou vinagre de maçã e o sal. Bata só para misturar.
4- Transfira para um pote de vidro com tampa e armazene na geladeira por até 7 dias.
O óleo que usei foi de girassol, acho ele ideal para esta receita. Primeiro porque tem sabor mais neutro, e segundo porque não é modificado geneticamente, como os de milho e soja.
Rendimento: 350 ml aproximadamente
Fonte:Tempero Alternativo.
Comments
0 comments