As manchas escuras que surgem nas regiões onde há pequenas dobrinhas na pele, como axilas, costas e barriga são uma alteração chamada Acantose Nigricans.
Esta alteração está relacionada a problemas hormonais e são um bom indicativo de resistência a insulina, o que faz com que a pessoa possa desenvolver diabetes tipo 2. Neste caso, se a pessoa realizar o teste da glicemia capilar seu resultado pode estar alterado e indicar a pré diabetes, que ocorre quando os valores de açúcar no sangue chegam a 124mg/dL, o que ainda não indica diabetes.
Outras possíveis causas da Acantose Nigricans são distúrbios hormonais como hipotireoidismo, acromegalia, Síndrome dos Ovários Policísticos, Síndrome metabólica, Síndrome de Cushing ou uso de anticoncepcionais orais.
Este tipo de marca escura na pele, que parece sujeira, é mais comum em afrodescendentes mas pode surgir em qualquer pessoa. Existem casos em que as manchas não desaparecem, mesmo fazendo o tratamento adequado da causa. Nesses casos, o dermatologista pode receitar o uso diário de alguns cremes
Em qualquer caso, é sempre recomendado aplicar protetor solar, para evitar que o sol torne as manchas mais escuras.
Fotos da Acantose Nigricans
Como tratar a Acantose Nigricans
O tratamento para Acantose Nigricans depende da sua causa e como este tipo de manchas é provocado por alterações hormonais, seu tratamento deve ser orientado pelo endocrinologista.
Assim, no caso de as manchas aparecerem devido a:
- Diabetes: deve-se manter os níveis de açúcar no sangue regulados para acelerar o desaparecimento das manchas;
- Ovário policístico: deve-se fazer o tratamento com anticoncepcional para regular os hormônios e atenuar as manchas escuras da pele;
- Síndrome metabólica: é recomendado emagrecer com dieta equilibrada e exercício físico regular para atenuar as manchas.
Com o devido tratamento as manchas escuras na pele tendem a desaparecer a pele volta a ter uma cor uniforme.
Fonte: Tua Saúde.
Comments
0 comments