O consumo exagerado de macarrão instantâneo, tipo miojo ou cup noodles, faz mal a saúde devido ao alto teor de sódio, gordura e conservantes em sua composição. Além disso, o macarrão é frito antes de ser embalado, o que permite que ele fique pronto mais rápido, e isso ainda favorece o aumento de peso.
Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS a ingestão máxima de sal por dia deve ser de apenas 4 gramas, o que equivale a uma colher rasa de café e cada embalagem de macarrão instantâneo traz pelo menos o dobro deste valor.
Embora a maior parte do sódio esteja no tempero pronto o próprio macarrão não é uma opção saudável e por isso a refeição apesar de rápida está cheia de aditivos, corantes artificiais e toxinas, como glutamato monossódico que prejudicam a saúde, à longo prazo.
O glutamato monossódico é um intensificador de sabor feito à base de cana de açúcar que podem estar escrito no rótulo das embalagens com os nomes: extrato de levedura, proteína vegetal hidrolisada ou E621. Assim, por ser um produto industrializado muito processado, o popular \’miojo\’ não deve ser consumido com frequência.
Malefícios do macarrão instantâneo
O consumo frequente de macarrão instantâneo favorece:
- Aumento da pressão arterial;
- Problemas cardíacos;
- Colesterol ruim;
- Comprometimento renal;
- Aumento de peso;
- Síndrome metabólica.
A recomendação é de evitar ao máximo este tipo de refeição optando por alimentos mais saudáveis e se possível preparadas com pouco sal, como saladas frescas e legumes cozidos. Para conferir algum sabor indica-se o uso de ervas finas e especiarias, que não fazem mal a saúde e são agradáveis ao paladar.
Fonte: Tatiana Zanin, nutricionista
Comments
0 comments