Com tantas mordomias proporcionadas pelas facilidades dos equipamentos sofisticados, muitas vezes esquecemos ou simplesmente ficamos com preguiça e não praticamos a mais antiga das atividades físicas: a corrida. É bem democrática, todos podem praticar: jovens, adultos, crianças, pode ser em grupos, sozinho e o melhor não custa nada.
A corrida deve ser considerada como atividade aeróbia, pelo fato de ser de média e longa duração e de baixa intensidade. Assim o metabolismo usa como fonte de energia a gordura e com esse processo, ela passa a ser um dos melhores exercícios para quem quer perder peso e emagrecer.
Outro fator interessante da corrida é que a partir dos 30 a 40 minutos de atividade intensa, o organismo começa a liberar o hormônio chamado beta-endorfina que tem a função de adaptar o corpo ao esforço submetido, causando a sensação de bem estar e elevando a frequência cardíaca da zona de treinamento aeróbio. Mesmo após o termino da atividade a pessoa ainda fica com aquela sensação de disposição pelo fato do hormônio ainda permanecer na corrente sanguínea.
É claro que nem todos as pessoas estão aptas a iniciar desde já uma corrida, mas se você tem vontade, que tal começar com caminhadas, e com o tempo começar a correr? Sempre lembrando que é importante procurar orientação de profissionais especializados, como médicos e professores de educação física.
A corrida é considerada um dos principais exercícios para melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e muscular, além de melhorar a resistência dos músculos, diminuir o stress e ajudar na reabilitação física.
Fonte: Mais Equilíbrio.
Comments
0 comments