Conheça os benefícios do chuchu para a saúde informando sobre seus nutriente e como usá-lo em receitas.
Chuchu tem bom (gosto) sim!
Quantas vezes você já ouviu – mas chuchu não tem graça, não tem gosto nenhum!? Diversas, não é mesmo? No entanto, os nutrientes contidos no legume são de extrema importância para a saúde.
Na dieta acrescente o chuchu
Para quem pretende ou está fazendo uma dieta, o acréscimo do chuchu em suas receitas irá ajudar a manter o peso e ainda favorecer a digestão. Inove nas saladas, o chuchu, além de conter nutrientes necessários à sua dieta, contém uma quantidade significativa de água que permite a adição em sua dieta combinando sua presença em várias receitas.
A unidade do chuchu pode conter quase 4 gramas de fibras, o que é mais que 10% da porção diária recomendada.
Principais benefícios do chuchu para a saúde
Além de ser um fruto rico em vitaminas como A, C e B (que inclui o folato, roboflavina, piridoxina e tiamina), o chuchu também é rico em antioxidantes que combatem os radicais livres.
O chuchu é muito consumido por pessoas que desejam repor minerais, como zinco, ferro, cálcio, fósforo, magnésio, entre outros.
A fim de reduzir os níveis de açúcar no sangue, use e abuse do chuchu, pois ele controla o açúcar no sangue por possuir fibras dietéticas.
Sim, o chuchu também previne doenças cardiovasculares, pois é rico em vitamina de complexo B, fonte de folato, que age no acúmulo de homocisteína, aminoácido que pode causar prejuízos se o organismo tiver excesso dele. A prevenção de hipertensão também é um dos benefícios do fruto, sem contar nos acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas e derrames. A pressão arterial também recebe benefícios do chuchu já que nele está contido o potássio.
Chuchu no combate a doenças
Colesterol
O chuchu pode ser incorporado no seu cardápio, seja em saladas, seja combinado com carnes. Além de favorecer a dieta, ele é muito consumido por aqueles que querem combater o colesterol já que possui baixíssimo percentual de gorduras saturadas.
Intestino preso
Sem contar que suas fibras auxiliam no equilíbrio do sistema digestório e impede que o intestino trave, evitando a constipação e reduzindo o inchaço.
Prisão de ventre
O chuchu também é benéfico para evitar prisão de ventre, pois é rico em fibras e aliado a exercícios abdominais auxilia na eliminação de toxinas indesejáveis ao corpo.
Má formação do feto
Para as gestantes, uma boa notícia, o chuchu apresenta ácido fólico, essencial para a boa formação do feto.
Infecção urinária
Seu efeito diurético é apreciado, pois possui grande quantidade de água e potássio, favorecendo a eliminação de toxinas indesejáveis através da urina.
Doenças da tireoide
Nos desequilíbrios da glândula tireoide, como hipotireoidismo e hipertireoidismo, os nutrientes do chuchu auxiliam na manutenção de níveis estáveis de iodo, controlando a produção e absorção dos hormônios. O zinco presente no fruto ajuda a regular a conversão de T4 e T3 e o cobre estimula a ação da glândula.
Câncer
Outro nutriente contido na chuchu e de extrema contribuição para a prevenção de tumores, a vitamina C permite que o corpo se imunize de radicais livres. Uma porção de chuchu equivale a 17% de ingestão diária recomendada da vitamina C.
Dicas de combinações de chuchu em receitas
O chuchu pode ser encontrado em diversas receitas como suflês, picadinhos, empanados e saladas. Por ser versátil, as principais receitas que fazem o maior sucesso são os gratinados e caldos.
Curiosidade
O chuchu recebe o nome científico de Sechium edule é considerado um fruto, assim como o tomate, pois apresenta sementes em seu interior, apesar de poder ser plantado em horta caseira e ser cultivado como uma hortaliça.
Fonte: Saúde e cozinha.
Comments
0 comments