Lavar as folhas verdes todos os dias demanda tempo e trabalho, não é mesmo? Quantas vezes você deixou de comer a salada fresca apenas por preguiça de lavá-las? Ou o pior: lavar apenas em água corrente, o que, muitas vezes, não elimina toda a sujeira e até os pesticidas utilizados. O ideal é higienizar todos os alimentos naturais, como as folhas verdes e os legumes.
O processo de higienização é bem simples. Comece selecionando as folhas, descartando as murchas, amassadas ou com ranhuras.O procedimento será feito folha por folha. Pegue uma bacia que caibam todas as que serão higienizadas e coloque água com hipoclorito de sódio. A proporção é para cada litro de água, uma colher (de sopa) de hipoclorito de sódio.
Mergulhe todas as folhas nessa mistura e deixe-as submersas por, pelo menos, 15 minutos. Para ajudar, coloque um prato, para que todas fiquem embaixo d’água. Após esse tempo, jogue a água fora e lave folha por folha em água corrente. Para armazená-las será preciso que estejam bem secas, por isso use papel toalha ou uma centrífuga própria para isso.
Como preparar folhas verdes
As folhas verdes perdem nutrientes muito rapidamente. Na verdade, elas começam a perdê-los assim que são colhidas. Por esse motivo, o ideal é que o consumo seja imediato ou o mais rápido possível.
Na hora de preparar, higienize e lave-as muito bem, como ensinamos acima. Tenha extremo cuidado ao manusear qualquer folha, pois elas podem perder a cera natural que as protegem – isso fará com que elas percam água e estraguem mais rápido.
Prefira sempre servir as folhas inteiras ou rasgá-las, ao invés e cortar com a faca, pois o processo de cortar faz com que muitos nutrientes sejam perdidos. Ao consumi-las frescas, você aproveitará melhor os nutrientes, mas também pode prepará-las refogadas ou até em ensopados. Nestes casos, aproveite toda a água do cozimento, pois ela acaba ganhando os nutrientes que as verduras e os legumes perdem.
Como armazenar folhas verdes
Um pezinho de alface é muito para você? Então, poderá armazená-lo para consumir em outras refeições – mas, saiba que ao fazer isso, inevitavelmente alguns nutrientes serão perdidos. Afinal, as folhas verdes começam a perdê-los assim que são colhidos.
O ideal é sempre armazenar suas folhas em locais mais úmidos, sem água, de preferência, na temperatura de 10ºC. Na geladeira, o lugar perfeito é na gaveta de hortaliças, evitando que as baixas temperaturas da geladeira acabem diretamente nas folhas. O frio intenso faz com que elas estraguem mais rápido.
Para que durem mais tempo, siga a dica:
- Lave as folhas individualmente em água corrente (sem higienizar);
- Seque-as muito bem;
- Pegue uma vasilha com tampa e forre o fundo com papel toalha;
- Coloque uma camada de folhas;
- Coloque uma camada de papel toalha.
Repita os passos 4 e 5, quanto for necessário, o importante é intervalar as folhas com papel e terminar com papel. Feche a vasilha e guarde na geladeira.
Esse processo ajuda a manter as folhas sempre frescas, desde que a higienização aconteça somente na hora de consumir. Se fizer esse procedimento antes de armazená-las, irá perder grande parte dos nutrientes e as folhas irão estragar mais rapidamente. Afinal, a higienização trata-se de um processo químico.
Agora que você já sabe como preparar as folhas verdes e manter os seus nutrientes, que tal acrescentar mais cor ao seu prato e mais saúde em sua vida?
Fonte: Quero viver bem.
Comments
0 comments