Para escolher o melhor tênis é preciso ter em consideração o tipo de atividade física, o local em que ela será praticada, as condições do clima e o tipo de pisada que o pé faz ao tocar no chão.
Usar o calçado adequado ajuda a evitar problemas como lesões nas articulações do tornozelo, joelhos e quadril, calos e bolhas nos pés, fraturas ósseas e tendinites. Além disso, é importante começar os treinos de forma leve e progredir gradualmente, de acordo com o ganho de resistência e fortalecimento da musculatura.
Como saber o tipo de pisada
De acordo com a posição que o pé toca o chão, as pisadas podem ser dividas em 3 tipos:
- Neutra: é o tipo mais comum e com menor risco de lesões, causando um desgaste uniforme na sola do tênis;
- Pronada: o pé toca o chão principalmente com a parte interna, utilizando o dedão do pé para ter impulso, o que aumenta o risco de lesão nos joelhos e no quadril;
- Supinada: a parte externa do pé é a mais utilizada, e o dedo mínimo é quem dão o impulso para a próxima passada.
Para saber o tipo de pisada, pode-se fazer um teste simples ao molhar o pé e simular uma passada sobre uma folha de papel. Em seguida, com o pé ainda sobre a folha, deve-se fazer o contorno do formato do pé com uma caneta, e avaliar qual o lado do pé mais tocou a folha.
Pessoas com a pisada pronada devem dar preferência a tênis que neutralizam o pé no momento da passada, ajudando a evitar lesões nas articulações.
Tipos de atividade
Para praticar atividades como corrida ou vôlei, o ideal é que o tênis seja leve, confortável e com sistema de ventilação e amortecimento. Atualmente existem os chamados tênis minimalistas, que possuem o solado reto e pouco amortecimento, mas o seu risco de causar lesões é maior e normalmente ele não é recomendado pelos profissionais de saúde.
Nos casos de atividades na academia, os tênis precisam ter sistema de amortecimento e estabilidade, para favorecer e prática de atividades de longa duração em uma mesma posição.
Tipos de terreno e clima
Para praticar atividades em terrenos irregulares, como fazer trilhas ou caminhar em terrenos com pedras, o ideal é que o calçado tenha sistema de amortecimento reforçado, maior aderência do solado ao solo e cano alto, para proteger os tornozelos.
Além disso, se o local de treinamento for úmido, tiver poças de água ou se o praticante faz atividade ao ar livre inclusive em dias chuvosos, também é importante procurar tênis com material impermeável, para impedir a entrada de água no sapato, que aumenta o peso dos pés e causa problemas como frieira.
Tamanho
Após escolher o modelo, deve-se estar atento ao tamanho do calçado e seu conforto no pé. O tênis deve ser justo o suficiente para que o calcanhar não escorregue durante a caminhada ou corrida, mas nenhuma parte do pé deve ser apertada.
Além disso, a frente do tênis deve permitir a movimentação dos dedos e deve haver um pequeno espaço para acomodar o inchaço dos pés que normalmente ocorre durante a corrida.
Fonte: Tua Saúde.
Comments
0 comments