Para emagrecer e fortalecer a musculatura, a caminhada deve ser de moderada a intensa.
Sempre que a gente alia uma atividade física à dieta os efeitos no corpo são mais rápidos e saudáveis. É que ao mesmo tempo que o organismo se livra da gordura, ele se previne das doenças cardiovasculares, da osteoporose e do stress, por exemplo, diz o educador físico Jorge Fernando Tavares (SP). Quando a intenção é apenas garantir saúde, meia hora de caminhada por dia é suficiente, segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas se a pedida é afinar e enrijecer a musculatura, o treino tem que ser de moderado a intenso de 50 minutos a uma hora, cinco vezes por semana. Andar duas horas e meia por semana ajuda a reduzir 2,5 centímetros de abdome em até um mês.
Devagar e sempre
Além dos benefícios para o corpo, existem outros três bons motivos para você aderir à caminhada e adotá-la como um hábito de vida: ela é simples, barata e democrática. Sim, a atividade física não requer muita técnica, pode ser feita nas ruas do seu bairro e por pessoas de todas as idades (desde que você não tenha nenhuma doença que a impeça, claro). Para começar a caminhar e nunca mais parar, é preciso encarar o exercício como um medicamento que previne doenças. O efeito é contínuo, se você interrompe a atividade física, interrompe também o tratamento, afirma Fernando. Se você é sedentária, inicie o treinamento aos poucos. Esse é o segredo para não desistir lá na frente e incorporar o exercício com naturalidade. Outra coisa importante é andar na frequência certa para ver resultados e, assim, não perder o ânimo. Ou seja, é fundamental manter a faixa de batimentos cardíacos ideal para a queima de gordura, especialmente no caso de quem quer emagrecer.
Derrete a gordura e seca a barriga
Como a caminhada é um exercício aeróbico, ajuda a acelerar o metabolismo e, dessa forma, queima calorias e reduz medidas. Mas também é importante cuidar da alimentação, mantendo uma dieta de baixas calorias e rica em fibras, proteínas e minerais.
Enrijece o bumbum e define as coxas
Ao andar, a musculatura das pernas é exigida, o que já naturalmente faz a região ficar durinha. Ah, também é ótimo para detonar a celulite! Mas ao incorporar uma caminhada com subidas, ladeiras ou degraus, o exercício se intensifica e ajuda a modelar as formas.
No bom caminho
Siga estas dicas para andar com segurança e garantir resultados:
Pisada certa
Evite pisar com a ponta do pé ou marretar o chão, dando passadas muito fortes. O correto é primeiro aterrissar o pé no solo com o calcanhar, rotar e aterrissar a planta do pé. A caminhada esportiva é mais veloz que a adotada normalmente, mas para elevar a velocidade não aumente o tamanho da passada e, sim, acelere o ritmo de cada passo dado.
Postura alinhada
Caminhe como se estivesse olhando 20 metros à frente, com a cabeça na altura dos ombros, contraindo o abdome e alternando pés e braços (deixe-os semiflexionados). Quando o pé direito vai à frente, o braço esquerdo vai também e vice-versa.
Tipo de calçado
Se não for um tênis apropriado, ele não amortecerá bem o chão e, dessa forma, podem ocorrer dores nas costas e na canela. Escolha um modelo que deixe o pé folgado para eliminar o risco de ganhar bolhas. As meias também precisam ser adequadas as melhores são as que possuem solado antiaderente, pois evitam o deslizamento dos pés dentro do tênis.
Hidratação é preciso
Beba água sempre antes, durante e depois da caminhada. A hidratação é muito importante, já que evita o aparecimento de caimbras. Mas até mesmo para beber o líquido existe uma forma correta: sempre em pequenos goles, para não distender o estômago e causar enjoos.
Atenção com a alimentação
Não caminhe em jejum, pois pode sentir tontura e até desmaiar. Para conseguir bons resultados alie a caminhada disciplinada com uma boa reeducação alimentar.
Fonte: M de mulher
Comments
0 comments