Comer devagar emagrece porque dá tempo de a sensação de saciedade chegar ao cérebro e indicar que é o estômago está cheio e enviar a mensagem de que é o momento de parar. Além disso quanto mais vezes se mastiga e se engole pequenas porções de alimento mais estímulo se envia para o intestino se movimentar, diminuindo a tendência para prisão de ventre e melhorando também a digestão devido à maior produção de saliva.
A perda de peso ocorre principalmente porque o cérebro demora cerca de 20 minutos para transmitir a sensação de saciedade e de que já não é preciso mais comida e então se come menos.
Ao comer rápido, ingere-se uma quantidade maior de alimentos e calorias até a saciedade vir, o que faz comer uma quantidade maior, mesmo de alimentos que “fazem bem” e por isso é até possível engordar sem entender porque.
Mastigar bem os alimentos facilita o processo de digestão por aumenta a produção de saliva e também a controlar os sintomas de azia, gastrite ou refluxo porque diminui o tempo do alimento no estômago. Além disso, melhora o transito intestinal devido ao maior estímulo ao engolir mais vezes e assim diminui a sensação de barriga inchada.
O hábito de comer rápido, além de favorecer a ingestão de alimentos em maiores quantidades, também diminui o contato do alimento com as papilas gustativas, que são responsáveis pela percepção do sabor e da emissão da mensagem de satisfação e saciedade ao cérebro.
Ao contrário, comer lentamente permite sentir com maior facilidade o sabor dos alimentos, o que também diminui o vício por sabores artificiais e alimentos industrializados.
Fonte:TuaSaude.
Comments
0 comments