O principal benefício da atividade física na insuficiência cardíaca é a diminuição dos sintomas, principalmente o cansaço e a falta de ar, que o indivíduo sente ao fazer suas atividades diárias.
Estudos realizados em pacientes com doença cardíaca demonstraram que a atividade física regular pode ser recomendada no tratamento de insuficiência cardíaca crônica estável porque:
- Reduz a frequência cardíaca e
- Aumenta os níveis de oxigênio disponível.
No entanto, o exercício físico pode ser uma contraindicação para alguns pacientes com insuficiência cardíaca e por isso antes de iniciar o exercício físico, quem sofre com a doença deve consultar o cardiologista e avaliar a sua condição física através da prova de esforço cardiorrespiratório em bicicleta ou esteira. Além disso, o indivíduo deve informar ao médico sobre outras doenças que possua e os remédios que toma.
Cada plano de exercício deve ser individualizado e alterado ao longo do tempo, de acordo com o avanço da idade e da situação do paciente, mas algumas opções são a caminhada, corrida leve, musculação com pouco peso e hidroginástica, por exemplo. Mas todo exercício deve ser realizado com a supervisão de um profissional.
Recomendações importantes
Algumas recomendações para atividade física na insuficiência cardíaca incluem:
- Utilizar roupa fresca e confortável;
- Beber água durante o exercício;
- Evitar fazer atividades físicas em locais muito quentes.
Estas recomendações ajudam a evitar complicações, como aumento da temperatura corporal ou desidratação, frequentes em pacientes com insuficiência cardíaca devido à dificuldade de o corpo regular a temperatura.
Fonte:
Comments
0 comments