in

Banana, quem não gosta?

“Além de fonte de energia, a banana também ajuda a melhorar o humor”

Tem algum alimento que você não gosta? Provavelmente, sim. A maioria das pessoas elege um ou outro e passa a vida evitando, mas raramente a banana entra nessa lista de rejeitados. São pouquíssimas as pessoas com as quais tive contato que não são fãs da fruta. E não é só impressão pessoal, não. A banana é o quarto alimento vegetal mais produzido no mundo – só perde para o arroz, trigo e milho. Quando comparamos com outras frutas, fica em segundo lugar, com 11,4 quilos por habitante/ano, perdendo apenas para a laranja.

Por aqui, chegou com os portugueses, embora haja relatos de espécies nativas. A fruta se adaptou bem ao clima e ao solo – não é à toa que o País é o terceiro maior produtor de banana no mundo. E não para por aí: o brasileiro adora a fruta, nós consumimos cerca de 27 quilos de banana por ano, 16 a mais que a média mundial. Os principais tipos de bananas são as variedades maçã, ouro, prata e nanica – entre elas, existe sim certa variação nas quantidades de nutrientes, mas nada muito significativo.

De maneira geral, 1 unidade grande (136 g) fornece 121 kcal, 4 g de gordura, 31 g de carboidratos, dos quais 4 g de fibras. Fornece 25% das necessidades diárias de vitamina B6 e 14% das necessidades de potássio. “Nutri, é verdade que esse potássio da banana ajuda a evitar a câimbras?” Mais ou menos. Na verdade, durante a prática de atividade física, como corridas, não existem perdas significativas de potássio por meio do suor. Mas, por outro lado, a banana pode ajudar na prevenção de câimbras, mas muito mais por ser uma fonte de combustível para o músculo do que pela reposição do potássio.

A fruta tem um carboidrato excelente para o músculo esquelético, a frutose, que atua como fonte de energia rápida durante os treinos. Assim, sua ingestão melhora o desempenho dos esportistas. Mas nada de exageros: o excesso pode causar desconforto gástrico durante o exercício físico.

Além de fonte de energia, a banana também ajuda a melhorar o humor. A fruta estimula a produção de serotonina – neurotransmissor associado ao relaxamento. Isso porque o carboidrato da banana estimula o pâncreas a secretar insulina, hormônio sinalizador que faz tanto o carboidrato da fruta quanto os aminoácidos circulantes entrarem nas células. Porém, um aminoácido em particular permanece na corrente sanguínea: o triptofano, que é precursor da serotonina. Assim, banana não contém serotonina, mas estimula sua produção. Mas, cuidado, diabéticos e intolerantes à glicose: carboidratos que chegam muito rapidamente à corrente sanguínea, como os da banana, devem ser evitados, ou ao menos consumidos em conjunto com outros alimentos. É o mesmo caso do arroz branco e da batata inglesa cozida.

A dica é: combine esses alimentos com outros de digestão lenta, pois assim os carboidratos da refeição vão para a corrente sanguínea vagarosamente, dando tempo para o corpo removê-los. Misture a banana com quinoa em flocos, leite, iogurte natural, coalhada, castanhas ou semente de linhaça.

E banana verde: você já ouviu falar dos seus benefícios à saúde? Seu consumo é na forma de biomassa (polpa de banana verde cozida), substituindo batata em sopas, nhoques, massa de tortas, salgados e alguns doces, ou na forma de farinha (obtida da secagem natural ou artificial), que pode ser adicionada à farinha de trigo ou utilizada como incremento em sopas, mingaus, massas de panquecas, pães, entre outros.

Nessa forma, ela contribui para o aumento de amido resistente da dieta. Esse composto é considerado um alimento prebiótico com função semelhante à das fibras; ele também dificulta a absorção de gorduras e de glicose, sendo, portanto, indicado aos diabéticos, aos que têm colesterol alto ou sofrem de prisão de ventre. Há tanta possibilidade para a fruta. Permita que ela faça parte de suas preferências alimentares.

Fonte: O Popular.

O que você acha?

Written by Tay

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...

0

Comments

0 comments

Bolinho de Batata Doce com Espinafre

Suor: uma importante função de nosso corpo

Volta ao topo

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

error: Content is protected !!