Há alguns anos, eu procurei uma academia para tentar perder peso. No exame físico, me pesei, tirei as medidas e conversei com o orientador físico sobre minhas pretensões de emagrecimento. Ele me recomendou o spinning, que na época era uma novidade, pelo menos na minha cidade. Depois de um mês suando muito na bicicleta, eu sentia que tinha desinchado. As roupas começavam a ficar menos apertadas e tudo parecia ir bem. Porém, na hora de fazer um novo exame, descobri que tinha engordado 1,5 kg.
Na hora, a vontade foi desistir de tudo. Afinal, é muito ruim dar duro para alcançar uma meta para depois descobrir que o resultado obtido foi o contrário do esperado. Por sorte, o orientador da academia percebeu minha decepção e resolveu comparar não só o peso, mas também as medidas.
O resultado do exercício foi excelente nesse primeiro mês, mas a balança não mostrava isso. De lá pra cá, aprendi que o peso não pode ser a única referência para o emagrecimento. Outras formas de medição podem ser tão ou mais importantes que os números que observamos na balança.
Não Acredite Somente na Balança
Sempre que você começar a fazer uma dieta, o ideal é não só se pesar, mas também medir o índice de gordura corporal e tirar medidas da cintura, do quadril, dos braços e da coxa.
Essas outras medidas são ainda mais importantes se você faz exercícios físicos com frequência. Muita gente pensa que a atividade aeróbica é melhor para o emagrecimento, mas os exercícios para fortalecimento muscular podem ser mais eficientes a longo prazo.
A musculatura fortalecida exige que o organismo queime mais calorias no decorrer do dia. Isso quer dizer que, quanto mais você músculos você tem, mais rapidamente você perde gordura.
O problema é que essa troca de massa gorda por massa magra nem sempre pode ser percebida na balança. Ocorre com frequência de homens e mulheres começarem a malhar pesado, adquirirem musculatura visível e ganharem peso. Isso acontece porque o músculo pode pesar mais, ainda que o organismo esteja com uma aparência mais em forma.
Por outro lado, é comum que depois de uma dieta maluca a pessoa observe que perdeu peso, quando, na verdade, somente a massa magra foi embora. O resultado é que o corpo tem mais gordura e o emagrecimento não continuará. As chances são de um efeito sanfona.
Não se desanime se você não perder peso com a dieta e os exercícios. Se durante o processo você está perdendo medidas, esse é um ótimo indicativo de emagrecimento. E não se esqueça de conversar sempre com um especialista para esclarecer suas dúvidas. Às vezes nós tomamos certas informações como verdades, mas elas são equivocadas do ponto de vista científico.
Fonte: Receitas e Dicas.
Comments
0 comments