A Atividade física pode ajudar a aliviar e acabar com a dor nas costas pois fortalece a musculatura das costas, o que alonga os músculos das costas e ajuda também a dar mais sustentação ao corpo e diminui o risco de lesões.
Porém, a atividade física deve ser praticada regularmente e sempre sob a orientação de um profissional de educação física ou personal trainer. Além disso, o ideal é que um fisioterapeuta avalie e acompanhe a evolução do corpo, para garantir bons resultados e o fim da dor nas costas.
Como a atividade física pode aliviar a dor
Para que a atividade física alivie realmente a dor nas costas, principalmente para quem está começando depois de muito tempo parado, a atividade deve ser praticada 2 a 3 vezes por semana no mínimo durante 30 a 60 minutos, especialmente durante o primeiro mês.
É importante que atividade física escolhida, promova bem estar e que seja adequada para o seu problema e com o passar do tempo, a frequência com que pratica atividade pode ser aumentada para 3 a 5 vezes por semana, de acordo com os benefício sentidos e alivio da dor.
O que pode estar causando a dor nas costas
A dor nas costas pode ter diferentes causas como lesões musculares, bicos de papagaio, doença respiratórias, escoliose ou espinha bífida, por exemplo e para cada caso pode ser necessária realizar uma atividade física diferente que deve ser indicada pelo fisioterapeuta.
Dicas para evitar que a dor de costas volte
Além de praticar regularmente atividade física, existem outras dicas para o dia a dia que podem evitar que a dor nas costas volte, como:
- Dormir com um travesseiro baixo e se dormir de lado ou de barriga para cima, não deve usar travesseiro.
- Evitar o estresse e relaxar regularmente com massagens e óleos essenciais que ajudam os músculos das costas a descontrair e a descansar melhor;
- Corrigir a postura e tentar andar sempre com as costas direitas e sentar com o tronco direito;
- Emagrecer se estiver acima do peso ideal para evitar a sobrecarga das articulações da coluna.
Estas pequenas dicas diárias ajudam a complementar os resultados da prática de atividade física, que além de ajudar a acabar com a dor nas costas vai também a melhorar a postura, que é uma das principais causas da dor nas costas.
Fonte: Tua Saúde.
Comments
0 comments