Um dos músculos que visivelmente é um dos mais massacrados pelo tempo, com certeza, é o tríceps braquial, o famoso músculo do tchauzinho.
Sua principal função é estender o cotovelo e, apesar de ter um papel relevante no desempenho de atividades diárias, é pouco estimulado, o que o torna mais propenso à flacidez, causando desconforto estético em muitas pessoas.
Se esse for o seu caso, calma! Com as nossas dicas, dar um tchauzinho não precisa mais ser um motivo de aflição.
Então vem com a gente e braços à obra!
Como ter braços mais jovens em casa
Caso você seja daquele tipo de pessoa que não tem tempo livre para ir à academia ou não gosta da agitação e burburinho típicos do lugar, trouxemos aqui alguns exercícios para você fortalecer o tríceps na comodidade do seu lar.
Rosca alternada (bíceps)
Fique de pé com as pernas afastadas na largura dos quadris com os joelhos semiflexionados e com os braços bem estendidos ao lado do corpo. Segurando um pesinho em cada mão, com a palma virada para frente, flexione agora os cotovelos, um de cada braço, levando o peso em direção aos ombros.
Tríceps testa
- De todos os exercícios para enrijecer o músculo do tchau, o tríceps testa figura de longe como um dos mais eficazes. Para começar, deite-se em um colchonete com as pernas flexionadas e afastadas na largura dos quadris, com os pés apoiados no chão e com os braços estendidos em cima da cabeça, segurando apenas um pesinho com as duas mãos. Para executar o movimento, flexionar os cotovelos em 90 graus, deixando o peso próximo à testa e volte lentamente.
Elevação lateral (ombros)
- Para deixar o músculo do tchau mais durinho, você precisará fortalecer os ombros. Fique em pé com as pernas afastadas na largura dos quadris, joelhos ligeiramente flexionados e braços estendidos ao lado do corpo, segurando um halter em cada mão com a palma virada para baixo. Em seguida, eleve os braços na diagonal, com os cotovelos semiflexionados, até a altura dos ombros e retorne a posição inicial.
Tríceps banco
- De costas para um banco ou cadeira, com as mãos apoiadas no assento, desça o corpo flexionando os cotovelos. Volte à posição inicial e repita 3 séries de 12.
Tríceps coice
- Incline o tronco para frente, paralelo ao solo, mão direita e cabeça apoiadas, mão esquerda segurando o peso com o cotovelo flexionado. Estenda o braço ao longo do corpo e vote à posição inicial e repita 3 séries de 12. Alterne os braços!
Tríceps francês
- Uma perna fica à frente, a outra atrás, mas com os dedos na ponta. Segure o halter com a duas mãos, estique os braços e dobre-os para trás da cabeça. Contrariar o abdômen para a coluna ter uma boa sustentação.
Tríceps mergulho
- O tríceps mergulho é um exercício que trabalha o tríceps intensamente! A grande vantagem desse exercício é que ele pode ser praticado com vários tipos de apoio que você pode ter em casa como cadeiras, camas, degraus, etc. Basta criatividade e disposição para realizar esse excelente exercício.
Os músculos dos ombros também são muito solicitados! Treinar com grandes amplitudes de movimento estimulam bastante o tríceps, porém tenha muito cuidado com as extensões muito repetitivas de ombros para não se machucar.
A posição das pernas nesse exercício permite que o praticante coloque pesos sobre as coxas para aumentar a intensidade do esforço quando apenas o peso do corpo não for suficiente para cansar os braços. Neste caso, é bom treinar com outra pessoa para que ela possa lhe ajudar colocando o peso sobre suas coxas.
Essa modalidade de exercícios para o tchauzinho além de ser um bom exercício físico, ainda é um excelente exercício de criatividade, não é mesmo?
Cuidados básicos na hora de malhar o músculo
De acordo com o preparador físico da Action pro Sports, Rodrigo Fernandes, o primeiro cuidado a ser tomado deve ser o aquecimento do cotovelo para prevenir problemas de articulações, tendinite e lesões em geral.
A forma correta de aquecer o tríceps é fazendo o exercício de extensão de cotovelo com menos peso, ou peso nenhum, para só depois aplicar a carga máxima.
Na execução da extensão de cotovelos, não os movimente para frente ou para trás. Mantenha-os fixos. Caso contrário, a força não ficará concentrada no músculo que deve ser trabalhado. Tente relaxar ao máximo o pescoço para não sobrecarregá-lo, deixando-o dolorido após o exercício, e o ombro para não ‘roubar’ a força”.
Sou jovem, mas tenho braços flácidos
Rodrigo também afirma que a flacidez nos braços de pessoas jovens não está relacionada somente a fatores genéticos, mas, principalmente, ao acúmulo de gordura na região.
Para solucionar o problema, o profissional recomenda a prática de exercícios aeróbicos mais leves para aquelas pessoas com baixo condicionamento físico ou pouco habituadas à prática de exercícios físicos intensos.
Em entrevista à Gazeta do Povo,o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica no Paraná, Dr. César Antônio Ribas Milleo, alerta que há diferença entre flacidez do músculo e flacidez da pele.
Se o problema for no tríceps, o exercício sozinho já é capaz de resolver a questão. Porém, se mesmo com as atividades, as sobras persistirem, é mais provável que haja um excesso de gordura na pele.
Para esses casos, de acordo com o especialista, a melhor solução seria uma lipoaspiração ou braquioplastia.
Recomendações importantes
Para que esses exercícios enrijeçam o músculo do tchau, o ideal é fazê-los como um circuito. Faça 3 séries de 10 a 15 repetições cada uma, em dias alternados.
Quem é iniciante pode fazer um intervalo de 30 segundos entre as séries para descansar. as cargas dos halteres variam de acordo com cada nível de condicionamento, podendo ser de 1 a 4 quilos.
Comments
0 comments