A dieta contra ansiedade deve incluir alimentos ricos em nutrientes como magnésio, ômega-3, fibras e triptofano, e alguns exemplos são banana, aveia e chocolate amargo. Esses alimentos ajudam a regular a flora intestinal e aumentar a produção de serotonina, o hormônio do bem estar.
Além disso, também é necessário reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcar e farinha branca, pois levam a alterações na glicemia e na produção de serotonina, causando picos de satisfação seguidos e tristeza e ansiedade.
Alimentos e nutrientes que devem ser consumidos
Para ajudar no controle da ansiedade, deve-se aumentar o consumo dos seguintes alimentos:
Ômega-3
O ômega-3 é uma gordura boa e rica em EPA e DHA, ácidos graxos que melhoram o funcionamento do cérebro e reduzem a ansiedade. Os principais alimentos ricos em ômega-3 são atum, salmão, sardinha, linhaça, chia, castanhas, e abacate.
Magnésio
Ajuda a relaxar, melhora a circulação e a qualidade do sono, estando presente em alimentos como chia, castanhas, banana, alcachofra, espinafre, beterraba, iogurte natural e cereais integrais, como o arroz integral e aveia.
Triptofano
O triptofano é um aminoácido que ajuda na produção de serotonina, e pode ser encontrado em alimentos como carnes, frango, peixe, ovos, banana, queijo, cacau, chocolate amargo e amendoim.
Vitaminas do complexo B
As vitaminas do complexo B, especialmente a B6, B12 e o ácido fólico, são importante reguladoras do sistema nervoso, e participam da produção de serotonina. Essas vitaminas podem ser encontradas em grãos integrais, como arroz integral, pão integral e aveia, e em outros alimentos como banana, espinafre e outros vegetais verdes.
Vitamina C e flavonoides
A vitamina C e os flavonoides são antioxidantes que reduzem o estresse e a ansiedade, ajudando no controle da produção hormonal. Seus principais alimentos são frutas cítricas, como laranja, abacaxi e tangerina, chocolate e vegetais frescos.
Alimentos que devem ser evitados
Os alimentos que devem ser evitados para ajudar no controle da ansiedade são:
- Açúcar e doces em geral;
- Bebidas açucaradas, como sucos industrializados, refrigerantes e energéticos;
- Farinha branca, bolos, biscoitos, salgados e pães brancos;
- Cafeína, presente no café, chá mate, chá verde e chá preto;
- Bebidas alcoólicas;
- Cereais refinados, como arroz branco e macarrão branco;
- Gorduras ruins, como as encontradas em salsichas, linguiças, presunto, mortadela, peito de peru, biscoitos recheados, fast foods e comida pronta congelada.
A ansiedade pode impedir o indivíduo de tomar decisões corretas e até mesmo paralisá-lo diante de alguma situação, mas a alimentação equilibrada e a prática frequente de atividades físicas ajudam a controlar o estresse e ansiedade.
A ansiedade é uma condição psicológica em que o indivíduo encontra-se num estado de apreensão desagradável, resultando em uma preocupação maior do que a exigida pela situação, e que pode causar sintomas físicos e psicológicos, como dor de cabeça, dor no peito e falta de concentração.
Os indivíduos ansiosos tendem a ser impulsivos e ter certa urgência em resolver problemas e as mulheres têm uma maior probabilidade de desenvolverem crises de ansiedade do que os homens.
Fonte: Tua saude.
Comments
0 comments