Hoje em dia, é normal você achar em lojas de produtos naturais e supermercados aquelas sementinhas para vender e muitas das vezes, as pessoas nem sabem como elas são importantes para a nossa saúde e no nosso dia a dia.
Por esse motivo, é necessário saber a importância delas e o quanto que elas devem ser consumidas para que o nosso corpo absorva os benefícios sem que a nossa saúde seja prejudicada.
Segundo os especialistas, essas sementes são ricas em nutrientes, como as fibras, que auxiliam bastante na formação do bolo fecal e aperfeiçoam o funcionamento do intestino.
Além disso, elas têm a capacidade de aumentar a saciedade, minimizando assim a vontade de comer e com isso, auxiliando no emagrecimento.
As sementes ajudam na diminuição do colesterol, do peso, de inflamações como as celulites, adequam o trânsito intestinal e majoram a massa magra.
Elas são aconselhadas para quem tem obesidade, sobrepeso, prisão de ventre, celulite, colesterol alterado ou apenas querem aprimorar a alimentação.
Para que elas tenham efeitos positivos no organismo, o essencial é acrescentá-las todo dia nas refeições. A quantia varia de pessoa para pessoa, mas a quantidade adequada é em média de 1 colher de sopa
De maneira geral, a ingestão adequada de sementes proporciona os seguintes benefícios:
- Aumenta a ingestão de fibra, o que acaba regulando o trânsito intestinal e acarretando maior saciedade;
- Melhora o perfil lipídico, controlando os níveis de colesterol LDL e dos triglicerídeos;
- Controla a pressão arterial;
- Aumenta os níveis de energia;
- Controla os indícios da menopausa e a TPM.
Agora que você já deve está entendendo o motivo das sementes precisarem ser incluídas na sua alimentação, conheça alguns tipos:
Sementes de abóbora
Essas sementes são populares como pevides, que são fonte de gorduras fitosteróis, polinsaturadas, fibra, vitamina E e proteína.
Esses nutrientes lhe dão poder antioxidante, diurético e anti-inflamatório, tendo poder efetivo sobre a próstata.
Essas sementes podem ser consumidas de maneira isolada ou com saladas e iogurtes. É aconselhável ingerir 1 colher de sopa diariamente, opte pelas versões sem sal.
Sementes de cânhamo
Essa semente é uma ampla fonte de proteína vegetal, ácidos gordos polinsaturados, fibras e vitamina E, o que é excelente para o equilíbrio do organismo.
Ela também apresenta efeito laxante, antioxidante, sacia a fome e ajuda no controle do colesterol. Pode ser consumida sozinha ou adicionada em iogurtes ou cereais. É recomendada até meia colher de sopa por dia.
Sementes de chia
Essa semente é usada na produção de pão de sementes e eram aproveitadas na antiguidade como fornecedoras de resistência e energia. São ricas em gorduras polinsaturadas, cálcio e fibra.
Seu consumo é feito juntamente com iogurtes, saladas, cereais e sumos, e a dose diária aconselhada é de 2 colheres de chá por dia.
Sementes de linhaça
Essas são as sementes do linho e há dois tipos dela: a dourada e a castanha. As duas contém efeito anti-inflamatório, regulam o trânsito intestinal e controlam a saciedade.
Podem ser consumidas em iogurtes, saladas, sopas, sumos, cereais, etc. É aconselhável que se consuma 1 colher de sobremesa por dia.
Sementes de sésamo
Essas sementes são ricas em ômega 6, proteína e ômega 9. Contém ainda fitosteróis que trazem benefícios quando o assunto é menopausa.
Podem ser acrescentadas em iogurtes, cereais, saladas, sumos e sopas. É recomendado que consuma 1 colher de sobremesa ao dia.
Sementes de amaranto
Essa semente em tão completa em nutrientes que alguns profissionais a comparam ao arroz com feijão. Ela possui aminoácidos e proteínas que são eficazes para o organismo. O amaranto tem a capacidade de diminuir o colesterol, a pressão arterial e melhorar o intestino.
Suas características naturais contêm a ação antioxidante, o aumento da oxigenação do metabolismo, o combate aos radicais livres e o fortalecimento da membrana celular, o que ajuda na melhora do sistema imunológico por causa da proteção das células.
O amaranto é também recomendado na nutrição preventiva, aquela que tem por finalidade evitar doenças e melhorar a qualidade de vida. Ele é fonte de minerais e vitaminas importantes como o: cálcio, zinco, fósforo, ferro, potássio, vitaminas do complexo B e vitamina E.
Fonte: Saudeeterna.
Comments
0 comments