Ao contrário de uma dor de cabeça comum, que pode ser aliviada com um simples analgésico, a enxaqueca provoca intensos desconfortos que chegam a deixar o indivíduo incapacitado de realizar tarefas mais simples do dia a dia. Bastante grave, a doença pode, inclusive, estar relacionada ao tamanho da barriga do paciente.
Relação entre obesidade e enxaqueca
Uma pesquisa conduzida pela neurologista Dra. Barbara Lee Peterlin, do Centro de Pesquisas sobre Dor de Cabeça da Universidade Johns Hopkins, EUA, descobriu que os riscos de enxaqueca são até 81% maiores entre pessoas que apresentavam Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30, que indica um quadro de obesidade.
O estudo ainda mostrou que obesos que emagreceram após cirurgia bariátrica tiveram crises de enxaqueca reduzidas de oito para menos de quatro vezes por mês. O alívio das dores ainda foi proporcional à quantidade de centímetros que os pacientes com sobrepeso perderam na cintura.
Os motivos da relação são bastante simples de serem compreendidos: a gordura abdominal em excesso produz diversas substâncias inflamatórias que, consequentemente, afetam o corpo da cabeça aos pés, aumentando a frequência e a intensidade de quadros de enxaqueca.
Além disso, pessoas obesas normalmente mantêm uma alimentação rica em gorduras, embutidos e doces, que são gatilhos comuns para as dores intensas de cabeça. Ao quadro ainda se somaria o fato de que pessoas acima do peso costumam ser sedentárias, o que também poderia disparar crises de enxaqueca.
Fonte: Vix.
Comments
0 comments