O treinamento funcional é uma excelente alternativa para quem não gosta de fazer musculação ou exercícios tradicionais para emagrecer, como correr na esteira. A prática é divertida, sem monotonia e possibilita perder 800 calorias por aula. Durante o verão, pode ser feito também ao ar livre, nas areias da praia.
O que é o treinamento funcional?
O treinamento funcional é composto de movimentos que integram todos os grupos musculares e não trabalhem apenas músculos isolados. São exercícios sempre diferentes, levando em consideração os movimentos naturais que o corpo realiza, como: agachar, empurrar, girar, pular, correr, etc, além do estilo de vida de cada pessoa no dia a dia e suas limitações.
Benefícios
Uma das principais vantagens do treinamento funcional é o número amplo de exercícios diferentes. “A gente pode treinar durante um ano um treino a cada dia, sem repetir. O treinamento é dinâmico, não monótono. Metade do tempo que você destinaria ao tradicional equipamento de musculação, você consegue otimizar nesse treino”, garante a consultora esportiva Sara Diniz, que atua com a modalidade.
O treino funcional melhora a habilidade e aptidão para realizar movimentos cotidianos, como agachar, levantar, puxar, empurrar e saltar. Além disso, melhora o desempenho na atividade física e ajuda a prevenir lesões musculares e, ainda, aprimoram o funcionamento cardíaco, facilitam a circulação sanguínea e fortalecem tendões e articulações.
Restrições
Antes de começar a praticar as atividades, a consultora diz que é importante procurar auxílio de um educador capacitado. “Como o funcional está na moda, as pessoas têm que tomar cuidado, porque muitos profissionais estão equivocados sobre o que é, a quem se direcionar e como executar de forma correta”, alerta.
Outras dicas são: não se exercitar em jejum, tomar sempre um bom café da manhã, e fazer um alongamento, que ajuda a aumentar a amplitude da musculatura e, ao mesmo tempo, promove o aquecimento das articulações e dos músculos.
Fonte: Vix.
Comments
0 comments