Além de provocar cansaço excessivo, perda de memória, insônia e até problemas de pele, o estresse é conhecido por atrapalhar o processo de emagrecimento. Se você não consegue estabelecer uma conexão entre a condição e os números na balança, conheça os sinais de que ela pode ser a grande responsável por sua dificuldade em perder peso:
Como o estresse atrapalha o emagrecimento
1. O estresse provoca desequilíbrio hormonal e aumenta a liberação de cortisol, substância química que deixa o organismo em estado de alerta. De acordo com a nutricionista Maria Flávia Sgavioli, o cortisol é vital para nossa sobrevivência por exercer função protetora, mas, por outro lado, promove o acúmulo gordura como “medida de segurança”, já que entende que o corpo está em perigo.
2. Além disso, o estresse ainda favorece a liberação de um hormônio chamado grelina, que aumenta a fome e, principalmente, a vontade de consumir alimentos de altos teores calóricos.
3. Você percebe que, em momentos de grande estresse, tem aumentada a vontade de comer pizza, pães, macarrão e outros alimentos do gênero? O fato não ocorre apenas com você e tem base científica. Um estudo realizado no Japão descobriu que a ativação de neurônios conhecidos por responder ao estresse social aumenta o apetite por carboidrato.
4. Uma rotina agitada e estressante ainda faz com que, normalmente, a pessoa deixe de comer nas horas certas e pule refeições. O resultado do hábito se reflete na fome excessiva e em exagero no almoço e no jantar que, consequentemente, promoverá aumento de peso.
5. O estresse ainda é um dos principais fatores que levam a quadros de insônia. Dormir mal ou poucas horas, segundo diversos estudos, é um dos motivos de ganho de peso. Isso porque a falta de sono está diretamente ligada ao descontrole de hormônios que regulam o apetite.
6. Por fim, todos os sentimentos ruins relacionados ao estresse, como ansiedade, tristeza e esgotamento físico, entre outros, abrem portas para o consumo de alimentos calóricos, especialmente entre pessoas que mantêm uma relação emocional com a comida, resultando em uma dificuldade maior para emagrecer.
Fonte: Vix.
Comments
0 comments