Para combater o estresse e a ansiedade é importante diminuir as pressões externas, encontrando alternativas para que o trabalho ou o estudo possa ser realizado de forma mais tranquila. Também é indicado encontrar o equilíbrio emocional, sendo capaz de administrar melhor o tempo entre trabalho, família e dedicação pessoal.
Buscar apoio em outras pessoas como um bom amigo, ou até mesmo um psicólogo, também pode ser uma boa estratégia para viver os dias com mais qualidade e menos estresse.
Por isso, indicamos algumas orientações que poderá seguir para combater o estresse e a ansiedade:
1. Praticar exercícios
Investir em, pelo menos, 30 minutos diariamente para fazer algum tipo de exercício físico traz benefícios para as emoções, um tempo para pensar nos problemas e encontrar estratégias para solucioná-los, diminui a quantidade de cortisol, que é um hormônio ligado ao estresse, e ainda libera endorfinas na corrente sanguínea que promovem o bem-estar.
Os exercícios mais indicados são os aeróbicos e os menos aconselhados são os de competição porque podem agravar o estresse. É possível começar com caminhadas na rua, na praça, na praia ou andar de bicicleta, por exemplo., mas se for possível, matricule-se numa academia de ginástica para se sentir mais motivado em tornar esse hábito frequente.
2. Comer os alimentos certos
Banana, nozes e amendoim são alguns exemplos de alimentos que promovem o bem-estar físico e por isso deve-se investir no seu consumo diariamente, aumentando a quantidade, sempre que estiver cansado ou estressado.
3. Descansar
O cansaço físico e mental é dos desencadeantes do estresse e da ansiedade, por isso ter tempo para conseguir descansar todas as noites é uma grande ajuda para desestressar. Aproveitar os fins de semana para conseguir relaxar um pouco e descansar também pode ajudar, mas se isso não for suficiente, pode ser preciso tirar alguns dias de férias de fim de semana a cada 3 meses, num local que goste e que possa descansar tranquilamente.
As massagens também podem ajudar a combater a tensão muscular, trazendo alívio para a dor nas costas e a sensação de peso na cabeça e no pescoço.
4 Administrar melhor o tempo
Além disso tudo, uma outra estratégia que ajuda muito no combate aos estresse é administrar melhor o tempo definindo tarefas, objetivos e prioridades. Por vezes, esta tarefa pode ser a mais difícil de atingir, mas dar pequenos passos de cada vez pode ser mais eficaz do que ficar esperando uma solução que nunca virá.
Se a pessoa adotar estas estratégias poderá sentir diferença, alcançando melhora dos sintomas de estresse e ansiedade como dor de cabeça frequente, cansaço e desânimo, em cerca de 10 dias. No entanto, a pessoa pode se sentir melhor logo depois de praticar exercícios e ao dormir uma boa noite de sono.
Fonte: Tua Saúde
Comments
0 comments