O simulador de escada está se popularizando em diversas academias e conquistando cada dia mais fãs. Isso porque o aparelho é um poderoso aliado na queima de calorias e na tonificação dos músculos, trabalhando as pernas e o bumbum.
Mas por que o exercício de subir escadas é tão bom?
O segredo no exercício de subir escadas está no movimento, que gera forte contração muscular. Os músculos das pernas são exigidos de forma a produzir força resistente, proporcionando manter um trabalho de contração e relaxamento por tempo prolongado.
Queima calórica
Por exigir muito dos músculos, o exercício queima muitas calorias. A quantidade é variável de pessoa para pessoa, por causa dos metabolismos diferentes. Também é preciso levar em consideração o ritmo (intensidade) em que se pratica a atividade, mas podemos considerar até 400 calorias a cada 30 minutos”, conta o especialista.
Qual a melhor forma de praticar?
Estudos mostram que é interessante alternar ambas possibilidades para que o corpo não se adapte as características de execução, o que pode fazer com que se queime menos calorias.
Posso usar a escada do prédio?
Como os movimentos são os mesmos, é totalmente possível praticar na escada do prédio ou no escadão da rua, a variação da intensidade é que muda e influencia a efetividade da prática.
Pode-se fazer a mesma comparação entre correr na esteira e na rua, onde correr na rua é mais difícil devido a força exercida para deslocar o corpo, situação que não ocorre na esteira. Funciona da mesma forma na escada.
Restrições e erros no simulador de escada
Apesar de não existirem contraindicações, é sempre importante consultar um profissional antes de iniciar a atividade. É importante ficar atenta ao surgimento de dores e incômodos.
Também é importante estar atento à forma de execução do exercício. Conforme a pessoa vai se cansando, o corpo busca posições mais confortáveis que acabam sobrecarregando regiões como lombar, quadril e joelhos. Isso sem falar nos braços que buscam apoio para ajudar a sustentar o tronco e assim geram um alto nível de tensão nos ombros, trapézio e cervical.
Fonte: Equipe geração fit.
Comments
0 comments