INGREDIENTES
– 4 dentes de alho picadinho
– ½ couve-flor grande limpa e cortada em floretes (cerca de 3 xícaras de floretes ou 350 gramas)
– 3 xícaras (chá) de caldo de vegetais caseiro (ou um cubinho dissolvido em na mesma quantidade de água quente)
– ½ colher (chá) de sal
– ¼ de colher (chá) de pimenta calabresa ou do reino moída na hora
– ¼ de colher (chá) de noz moscada
– ¼ de xícara (chá) de leite*
– Salsinha e/ou cebolinha para finalizar (opcional)
COMO FAZER
1. Aqueça o caldo numa panela grande. Quando ferver, adicione a couve-flor e cozinhe por cerca de 7 minutos, ou até que esteja bem macia. Teste enfiando uma faquinha: se ela entrar com facilidade, está no ponto.
2. Com ajuda de uma escumadeira, transfira a couve-flor para o liquidificador. Deixe o caldo na panela – ele ainda será útil.
3. Enquanto a couve-flor esfria um pouco no copo do liquidificador, aqueça a manteiga ou azeite em uma frigideira grande. Abaixe o fogo e junte o alho picado, mexendo até que ele fique perfumado e comece a dourar. (Cuidado para não deixar ele dourar totalmente, pois fica amargo).
4. Junte o alho à couve-flor no liquidificador, adicione o leite, sal, pimenta, noz-moscada e 2 colheres de sopa do caldo. Comece pulsando a mistura e depois ligue na velocidade máxima, batendo até que fique bem liso e cremoso. Se estiver muito grosso, adicione mais caldo ou leite para acertar a textura de acordo com sua preferência.
5. Se for usar o molho em seguida, entorne-o na frigideira onde dourou o alho e aqueça. Finalize com salsinha e/ou cebolinha picada e sirva.
Algumas sugestões de uso:
– Como molho para massas;
– Misturado àquele arroz do dia seguinte junto com restos da geladeira (cenoura ralada, brócolis em pedaços, milho, etc), salpicado com queijo e levado no forno;
– Servido como molho de peixe, frango ou legumes.
Comments
0 comments