Os sintomas de intolerância à lactose são especialmente barriga inchada, arrotos, dor e gases intestinais, com um cheiro forte e fétido, após a ingestão de leite ou alimentos confeccionados com leite.
Isso acontece porque o individuo não consegue digerir a lactose, que passa para o intestino grosso, provocando esses e outros sintomas como:
- Barriga inchada,
- Gases,
- Cólicas,
- Diarreia ou fezes amolecidas.
Os sintomas de intolerância à lactose podem não se manifestar quando se ingere derivados de leite como iogurte, queijo ou ricota, porque a lactose nesses alimentos está presente em menor quantidade, porém é possível encontrar nos supermercados e lojas especializadas, leite e outros produtos lácteos industrializados sem lactose.
Os sintomas de intolerância à lactose em idosos são mais frequentes porque, com o passar da idade, a enzima que digere a lactose naturalmente diminui, mas também é possível ver sintomas de intolerância à lactose em bebê que são muito parecidos aos dos adultos, com cólicas, diarreia e inchaço abdominal.
Também é comum aparecerem os sintomas de intolerância à lactose em adultos, pois uma grande parte da população, especialmente negros, asiáticos e sul-americanos apresenta deficiência da lactase – que é a enzima que digere a lactose.
Os sintomas de intolerância ao leite são os mesmos da intolerância à lactose, porque a lactose é o açúcar presente no leite que o organismo não consegue digerir, porém existe um outro problema que é a alergia ao leite e, neste caso, é uma reação à proteína do leite e o tratamento também é a exclusão da dieta de alimentos que contenham leite de vaca.
Como tratar a intolerância à lactose
Para tratar a intolerância à lactose é recomendado excluir o consumo de leite de vaca integral e todos os alimentos que são preparados com leite de vaca, como pudim, iogurte e molhos brancos.
Uma boa solução para que tem intolerância à lactose mas ainda não foi diagnosticado é deixar de beber leite por 3 meses e depois de voltar a beber. Se os sintomas retornarem, é provável que seja intolerante, mas o médico pode recomendar exames para comprovar a intolerância.
Fonte: Tuasaude.
Comments
0 comments